Tempos de Colégio (16)

Veja os comentários sobre a foto no blog do Jaime
http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:29
O resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática acabou de ser divulgado. Minas Gerais mais uma vez campeão com 80 medalhas de ouro. Para minha surpresa o Rio de Janeiro aparece em segundo com 59 contra as 55 de São Paulo. Este, porém, nos superou em prata e em bronze.

O interessante é que os medalhistas receberão uma bolsa de iniciação científica júnior: R$ 100,00 e cursos de aperfeiçoamento enquanto na escola fundamental ou de ensino médio. Se passarem para o curso superior também receberão bolsas. Seus professores também farão jus a cursos.

O papo tá chato? Matemática era um terror para você nos seus bons tempos de escola? O Ministério da Educação tem olimpíadas de Português também! Você já saiu do Mendes há muito tempo? Bem, é que, de um lado, a notícia me traz à memória ter participado, nos meus (rs) bons tempos, de um concurso promovido pela extinta Tribuna da Imprensa. O tema era história. Eu não era lá essas coisas, mas como ninguém mais se apresentasse e a professora gostava de mim me perguntou se eu topava. Topei.

Não me lembro se minha parceira de concurso, Maria Amélia “Pato Rouco”, também foi convidada ou se ela mesma se apresentou. Só sei que ela é que recortou do jornal a minha foto fingindo falar ao telefone. Ao lado as minhas declarações. O prêmio era uma viagem. Como gostava de tecnologia, fiz a escolha por São Paulo, que industrialmente era melhor situado que o Rio. O resultado? Ora, em História eu era fraquinho, meu negócio era a Matemática.

A segunda coisa que a notícia me despertou foi uma idéia que volta e meia me faz pensar: Amigos da Escola. O que vocês acham? Jaime, um amante inveterado do Mendes (a escola), voltou para lá como professor e agora, como inspetor da Secretaria de Educação, está sempre por lá. Não sei se ele acha uma boa idéia. Pergunto-o no ar. Estendo a questão aos colegas daqueles e de outros tempos mais modernos. Alguém se habilita para preparar futuros campeões olímpicos? Poderiam ser campeões nacionais ou mesmo mundiais. Você sabia que o Brasil tem um número razoável de medalhas em olimpíadas internacionais?

É, mas mais do que medalhas, o prazer que nós e eles, os colegas mais novos hoje matriculados no Mendes, iremos ter certamente não pode ser avaliado. Poderá ser sentido. Aguardo o alô dos colegas.

MOACYR WALDECK é ex-aluno do Colegio Estadual Prefeito Mendes de Moraes (1957: 2º gin/1960:1ºcient)- mowaldeck@yahoo.com.br (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem