O Que Seu Médico Não Sabe Sobre Medicina Nutricional Pode Estar Matando Você (9)

Continuando o resumo do Capítulo 2...

Medicina Preventiva Tradicional (Detecção Antecipada)

Como observei, os médicos efetuam rotineiramente exames de papanicolau, mamografias, exames de sangue e exames físicos com o objetivo primário de verificar se já há, em seus pacientes, alguma doença silenciosa. O que foi que se preveniu?

Obviamente, quanto antes essas doenças forem detectadas, melhor será ... 0 ponto que quero salientar aqui, contudo, é o pouco tempo e esforço que os médicos ... empenham em realmente instruir os pacientes sobre como esses podem proteger sua saúde. ... os médicos estão ocupados demais tratando de doenças para se preocuparem em instruir seus pacientes sobre estilos de vida saudáveis, que ajudem... a evitar o desenvolvimento de doenças degenerativas.

A Verdadeira Medicina Preventiva

Afirmo enfaticamente que a verdadeira medicina preventiva envolve estimular e apoiar os pacientes na adoção de uma abordagem tríplice: comer saudavelmente, praticar um programa consistente de exercícios e ingerir suplementos nutricionais de alta qualidade. ... Isso exige a motivação do paciente? Claro. Mas a maioria das pessoas está disposta a fazer essas mudanças de estilo de vida quando entende realmente o que está em jogo.

Exercícios

... nosso corpo, é uma de nossas maiores defesas contra o adoecimento. Creio que o dr. Kenneth Cooper seja um dos principais médicos na área da medicina preventiva. Ele cunhou o termo aeróbica e deu início à febre dos exercícios no início dos anos 70.

Hoje, todos assumimos como verdade sagrada o que teve de ser medicamente provado há apenas três décadas. ... No final dos anos 70, a maioria dos médicos passou a concordar com ele e a recomendar um programa modesto de exercícios.

“Um cirurgião-geral dos Estados Unidos publicou uma declaração no início da década de 1980 listando os principais benefícios à saúde resultantes de um PROGRAMA MODESTO DE EXERCÍCIOS." (o grifo é nosso) Os benefícios mais destacados eram: perda de peso, baixa pressão sangüínea; ossos mais fortes e menor risco de osteoporose; níveis elevados do colesterol "benigno" HDL; níveis reduzidos do colesterol "maligno" LDL; níveis reduzidos de triglicérides (gorduras); aumento da força e da coordenação, e conseqüente redução no risco de quedas; maior sensibilidade à insulina; melhora do sistema imunológico, aumento geral na sensação de bem-estar.

Uma mera olhada nessa lista de benefícios à saúde é persuasiva: qualquer pessoa que decidir desenvolver um programa de exercícios modestos estará tomando uma decisão importante para evitar o desenvolvimento de diversas doenças.

Um de nossos parceiros, o Submarino, está com o livro do Dr. Ray Strand, em promoção, uma redução de R$ 21,00. Para acessar o site basta clicar no primeiro botão da coluna à direita dessa página.
Você pode tentar também encomendar com nosso outro parceiroa Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — Friburgo/RJ (arabescopapelaria@frinet.com.br). A Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.

Loja Leve

Hospedagem