Saúde  »  Medicina

O Que Seu Médico Não Sabe Sobre Medicina Nutriconal Pode Estar Matando Você (4)

Continuando o capítulo Minha Conversão a partir do item Pressupostos Submetidos à prova.

---------------------------------------------------------------------------

“Eu não sabia quase nada sobre nutrição ou suplementação nutricional. Apenas 6% dos médicos formados nos Estados Unidos têm algum treinamento em nutrição... cursos opcionais... a maioria dos médicos é concentrada em doenças... em produtos farmacêuticos. Eu podia até citar algumas pesquisas que apontavam o perigo potencial de alguns suplementos(*1). O QUE NÃO DIZIA... É QUE EU NÃO TINHA PASSADO UM MINUTO SEQUER ANALISANDO AS CENTENAS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE PROVAVAM O VALOR DA SUPLEMENTAÇÃO PARA A SAÚDE.” (as maiúsculas são por minha conta)

Meus comentários -----------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando os relatos do Dr. Strand, concluímos que não sabia, mas fingia saber. Esse é um comportamento muito comum entre vários tipos de profissionais, inclusive médicos... (reveja resumo anterior)

-------------------------------------------------------------------------------------------==--------------------

Eu... não tinha escolha... disse a Liz: Vá em frente, experimente...

No dia seguinte, sua amiga trouxe uma série de suplementos vitamínicos – carregados em antioxidantes: nutrientes como vitamina E, vitamina C e betacaroteno... Para meu espanto em três dias ela se sentia visivelmente melhor... os dias seguintes transcorriam, Liz ganhava mais força e energia... Depois de três semanas ingerindo pílulas e tomando aquelas bebidas de aparência exótica, ela se sentia tão bem que parou com os esteróides e os tratamentos com nebulizador.

Três meses se passaram, todos trazendo melhoras graduais... nenhuma recaída... os pulmões se recuperaram da pneumonia... a fibromialgia tinha melhorado sensivelmente... O que havia ocorrido? Eu estava aturdido... decidi fazer meu próprio experimento clínico.

Revirei meus registros em busca de cinco de minhas pacientes mais sérias de fibromialgia e lhes pedi que comparecessem a meu consultório... Relatei a todas a história de Liz e sugeri... tomar suplementos nutricionais. Disse... que não sabia se funcionaria. Depois de... três a seis meses... todas, sem exceção declararam ter obtido melhoras... nem todas como a de minha esposa, mas todas estavam animadas e tinham novas esperanças. O caso de uma... era particularmente grave... a dor do ano precedente a debilitara a tal ponto que ela tentou suicidar-se. Após... essas vitaminas... deixou uma mensagem em minha secretaria eletrônica... visivelmente em lágrimas...: Dr. Strand, obrigada por me devolver minha vida.”

O que exatamente estava acontecendo? ... para chegar a uma certeza científica... precisei cavar mais fundo.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Isso você só começará a saber nos próximos resumos.

Curiosidade: alguém, de nossos visitantes, comprou o livro?

Atenção:

(*1) O perigo potencial é verdadeiro. Para qualquer coisa. Até água tem.

Detalhe, mesmo muitos nutricionistas têm ‘dificuldades’ com suplementos.

Leia Mais (no Vida Leve)

Um de nossos parceiros, o Submarino, não dispõe, no momento, do livro do Dr. Ray Strand, mas vovê poderá pedir que ele lhe avise quando chegar. Você pode tentar também encomendar com nosso outro parceiroa Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — Friburgo/RJ (arabescopapelaria@frinet.com.br). A Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria. \r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem