Analítico ou Holístico?

O modo de aprender de cada um de nós é singular. Descobrir nossa dominância cerebral pode ajudar na conscientização de novas estratégias das quais utilizamos no processo de aprendizagem.

Consciência gera auto-conhecimento e promove movimento. Mudanças exigem ação. Não há desenvolvimento físico ou intelectual sem esforço. Esforço significa trabalho.

Então, conheça-te a ti mesmo, sabendo se você é analítico, holístico ou ambos. Para isso basta preencher um questionário sobre Dominância Cerebral disponível neste site ou pelo e mail da autora.



Embora os hemisférios cerebrais pareçam harmonizados (mesmo identificando sua dominância), isso não ocorre a não ser que nós o ajudemos. Trabalhar a integração cerebral nos faz estabelecer categorias e construir caminhos de percepção. Meu trabalho de pesquisa consiste em apresentar aos educadores este teste diagnóstico da Dominância Cerebral, assim como as propostas de abordagens para serem desenvolvidas especificamente com alunos. Mas não basta só identificar a Dominância Cerebral, nem utilizar a melhor técnica de aprendizagem. Há um outro fator bastante importante que requer um conhecimento científico: como trabalhar a integração cerebral. Mas isso fica para nosso próximo encontro!

Para aprofundar-se no assunto, você pode consultar os livros que indico a seguir (na Livraria Nobel – Nova Friburgo/RJ - os visitantes do vidaleve têm um desconto especial)

Veja Também (na internet)

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

- Maiores informações e aquisição do questionário diagnóstico entrar em contato autora por e-mail

\r\nLivros para quem quer ir mais fundo:
\r\n1) RICHARDS, C; RODGERS, S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge University Press.
\r\n2) WILLING, K. Learning styles in adult migrant education. National Curriculum Resource Centre.

\r\n\r\n*** Os moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Nobel: (22) 2521-6888 / 2521-6889 - nobelfriburgo@brasilvision.com.br - R Moisés Amélio 17 lj 142 (Cadima Shopping) - Centro.
\r\nAlém da possibilidade de encomendar o livro, caso não esteja disponível no momento, ainda contam com um pequeno desconto fornecido aos navegantes do vidaleve. Basta que você imprima esta folha e a apresente na Livraria.***

Loja Leve

Hospedagem