Dominância Cerebral

Se os profissionais quiserem, verdadeiramente, mudar o cenário da educação brasileira, deverão se unir e apresentar novas propostas de trabalho. A partir das conquistas já alcançadas, não há outra escolha a não ser avançar. Avançar na implementação de um novo olhar em relação ao sujeito.

A idéia da dominância cerebral pode auxiliar educadores a identificar seus diferentes tipos de alunos e, assim, decidir sobre a estratégia a ser usada para ajudá-los na aquisição de conhecimentos. Pesquisas mostram que pessoas possuem diferentes estilos de aprendizagem. Tais estilos estão diretamente relacionados à dominância cerebral. Pessoas que têm o hemisfério esquerdo do cérebro como dominante são chamadas de analíticas e aquelas que têm o lado direito como dominante são as chamadas holísticas. Estas apresentam, entre outras, características distintas como: as analíticas são mais práticas e independentes; as holísticas são mais intuitivas e não são tão independentes quanto as primeiras.

A existência de um questionário de identificação diagnóstica da dominância cerebral facilita o trabalho do educador. De fato, a classificação dos alunos de acordo com as estratégias das quais eles se utilizam: analíticos ou holísticos, possibilitariam ampliações nas propostas de planejamento, auxiliando cada perfil na aquisição do conhecimento e na superação de suas limitações.

Ainda nos restam duas perguntas instigadoras:

1) Para onde os alunos “devem” ir, e

2) Para onde os alunos “querem” ir?

Leia Mais (no Vida Leve)

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

- Maiores informações e aquisição do questionário diagnóstico entrar em contato autora por e-mail

\r\nLivros para quem quer ir mais fundo:
\r\n1) BRUNTON, P. Meditations for people in crises. Larson Publication. (Também em português)
\r\n2) HOLMES, J. The teacher as researcher. Appleton and Lange/Cepril PUC
\r\n3) ELLIS, R e McCLINTOCK, A. If you take my meaning. Theory into practice in human comunication, Edward Arnold

\r\n*** Os moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Nobel: (22) 2521-6888 / 2521-6889 - nobelfriburgo@brasilvision.com.br - R Moisés Amélio 17 lj 142 (Cadima Shopping) - Centro.
Além da possibilidade de encomendar o livro, caso não esteja disponível no momento, ainda contam com um pequeno desconto fornecido aos navegantes do vidaleve. Basta que você imprima esta folha e a apresente na Livraria.***

Loja Leve

Hospedagem