Perfumes (3)

Vamos insistir num ponto importante: a fixação de uma fragrância (tempo que ela dura na pele depois de aplicada). Um ‘fixador’ que aumente a durabilidade do perfume é um “folclore. Nos melhores perfumes do mundo não existe essa adição. Isto só é feito por empresas que não usam produtos de primeira qualidade e não se importam de ter fragrâncias com notas de fundo sempre “iguais”. O que realmente importa é a qualidade da fragrância e a concentração que define tipos diferentes de uma mesma fragrância, assim, como já vimos, preste atenção ao que você compra. Lembrando o que dissemos da vez passada, conforme o grau de concentração de essência temos: Eau d’Été, Body Splash, Eau de Cologne (baixa concentração), Eau de Toilette (concentração média), Eau de Parfum (alta concentração) e Parfum (concentração mais alta ainda).

Cada nota olfativa possui sua fixação característica, sendo que a fixação de uma fragrância é obtida pela soma das fixações individuais de cada componente de sua fórmula, cerca de 100 a 300 itens. Há fragrâncias caríssimas e maravilhosas que não possuem fixação. Fixação não depende só de qualidade e concentração de essência, mas da composição das notas olfativas.

O que determina nossa identidade única de odor e sentido de cheiro pode ser qualquer um dos seguintes fatores: tipo de pele (clara, escura, seca, oleosa), cor do cabelo, alimentação (com pouca ou muita gordura, com pouco ou muito tempero), estado de espírito, ansiedade, medo, hábito de fumar, medicamentos e até mesmo o clima!

Os perfumes misturam-se misteriosamente com a química individual de cada corpo. Isto quer dizer que, o mesmo perfume pode e geralmente cheira e fixa de maneira diferente em pessoas diferentes.

De um modo geral, então, não podemos garantir o quanto uma única aplicação de fragrância irá fixar na pele de uma pessoa. Normalmente, uma fragrância (Eau de Toilette ou Desodorante Colônia) deve ser reaplicada periodicamente a cada 6 ou 8 horas em função de inúmeros fatores cujos principais vão descritos a seguir.

Tipo de pele - Pele seca requer uma quantidade mais generosa de fragrância do que a pele oleosa, porque ela não segura o perfume por muito tempo. Pele branca fixa menos que a amarela e a negra.

Família olfativa - Notas adocicadas, amadeiradas e musk possuem maior fixação do que notas cítricas ou frutais.

Alimentação e medicamentos - Temperos, condimentos e teor de gordura relacionados à alimentação de uma pessoa e medicamentos podem alterar o cheiro de uma fragrância.

Altitude - Altitudes muito elevadas em relação ao nível do mar também debilitam a força das fragrâncias. Clima quente também intensifica o odor de uma fragrância.

Perfume de presente é algo sempre muito apreciado, principalmente quando tem qualidade e nos custa, relativamente, pouco. A nosso lojinha ficará pronta em breve, mas você que nos visita há muito tempo poderá nos contatar para que possamos ajudar você por agora. Conte conosco e marque sua presença com um presente fino e mesmo usando aromas que chamarão a atenção para você.

Leia Mais (no Vida Leve)

Loja Leve

Hospedagem