Dietética Chinesa na Medicina Tradicional Chinesa: uma breve introdução (1/2)

A Dietética é um dos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que vê a saúde como o equilíbrio energético do homem. Um bom médico chinês não trata doenças, mas sim preserva a saúde. Pensando assim percebemos a importância fundamental dos nossos hábitos diários, em especial os alimentares. A MTC relaciona os alimentos e suas características com seus efeitos sobre o sistema energético humano, permitindo assim a utilização dos mesmos para a manipulação das condições do corpo na busca pelo equilíbrio.

Segundo a teoria da MTC, a energia tem duas qualidades: Yin e Yang. Os elementos têm então uma "graduação" de energia yin e yang, geralmente com uma predominância, por exemplo: leguminosas, sementes, carnes, são predominantemente yang, enquanto raízes e bulbos, assim como a carne de peixe, têm características mais yin. Acredita-se que os alimentos yin são mais nutritivos e calmantes, e os yang mais estimulantes. Assim de maneira geral os yin são recomendados para a noite, a fim de proporcionar um bom sono, e os yang para o dia pela vitalidade necessária para as atividades diárias.

Os alimentos também obedecem a Lei dos Cinco Elementos, que relaciona diversas características com os elementos Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal, vejamos: o sabor azedo, relacionado ao elemento Madeira, tonifica os sistemas energéticos relacionados ao fígado e à vesícula biliar. Dependendo da intensidade da acidez, pode aumentar a circulação ou ao contrário, causando uma contração, diminuí-la. Considera-se também que o "exagero" do sabor origina um alimento "venenoso", ou tóxico, no caso do doce, por exemplo, o açúcar. Tentei resumir algumas características na tabelinha abaixo.

Leia Mais (no Vida Leve)

RITA MELLO MAGALHÃES é Shiatsuterapeuta, Reikiana, Curadora Prânica - Teresópolis/RJ - (21) 3642-2721 / 9210-1852 * saudeperfeita@yahoo.com.br

APOIO BIBLIOGRÁFICO
\r\nMACIOCIA, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa. ed Rocca
\r\n
\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro —arabescopapelaria@frinet.com.br Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria. A Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem