Dietética Chinesa (2/2)

Pelo que foi mostrado no capítulo anterior, o ideal é, portanto, observar quais as deficiências e excessos energéticos de cada pessoa e formular a dieta para contrabalançar qualquer desequilíbrio.

No caso de uma pessoa saudável, para preservar e cultivar a saúde perfeita, a dieta deve contemplar equilibradamente todos os elementos, mas é claro que as relações não são tão óbvias. Vejamos sabores e qualidades comentadas por Maccioccia em "Fundamentos da Medicina Chinesa":

1. Picante, dispersor. Utilizado para dispersar fatores patogênicos (porém pode dispersar o Qi - deve ser evitado portanto quando este encontra-se deficiente). Se o Fígado está alterado, evitar o sabor Picante (relacionado ao elemento METAL, que Domina MADEIRA).

2. Doce, tonificante. Equilibra e acalmiza. Utilizado para tonificar deficiências e eliminar dor. Como atinge os músculos deve ser evitado em casos de debilidade muscular. Se o Rim está afetado, evitar alimentos Doces (porque TERRA Domina ÁGUA).

3. Amargo elimina o calor, seda e enrijece (Elimina a Umidade-Calor e Domina a Rebelião do Qi). Atinge os Ossos, deve ser evitado nas patologias ósseas. Se o Pulmão está afetado, evitar os alimentos Amargos (relacionados a FOGO, que domina METAL).

4. Salgado amacia a rigidez. Utilizado para tratar a constipação e o edema. Pode ressecar o sangue, deve ser evitado em casos de deficiência de sangue. Se o Coração está alterado, evitar o sabor Salgado (porque ÁGUA Domina FOGO).

5. Azedo, produz fluidos e Yin. É adstringente e pode controlar a perspiração e a diarréia. Atinge os nervos e pode afetar o Fígado, deve ser evitado se o paciente sofre de dor crônica. Se o Baço está alterado, evitar o sabor azedo (relacionado ao Elemento que o Domina, MADEIRA).

Leia Mais (no Vida Leve)

RITA MAGALHÃES - leciona inglês e espanhol, além de ser tradutora nesses dois idiomas. Nas horas vagas passeia de bicis pela Europa (ou será o contrário?) - Teresópolis/RJ - (21) 3642-2721 / 9210-1852 * ritamaga2003@yahoo.com.br

APOIO BIBLIOGRÁFICO
\r\nMACIOCIA, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa. ed Rocca

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro —arabescopapelaria@frinet.com.br Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria. A Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem