Provocador Intelectual

Todo professor deveria se colocar como instrumento norteador do conhecimento. Este compromisso seria a verdadeira função de qualquer docente interessado em ser um provocador intelectual.

Não mais um mero transmissor de conteúdos a serem passados, mas sim aquele que estimula o pensamento, o raciocínio coerente e que abre, para o aprendiz, a porta do aprendizado.

O ato de aprender envolve processos mentais e está ligado também a fatores emocionais. A identificação da dominância cerebral e a técnica do balanceamento muscular como desbloqueadores de obstáculos cerebrais e emocionais seriam fortes ferramentas no auxílio do processo de ensino—aprendizagem.

Mas, para isso ocorrer, o perfil do profissional da educação teria que ser outro. O novo professor teria que re-formar o pensamento e ser um educador com conhecimentos de vários universos culturais: neurobiologia, psicologia, cinesiologia, história, ecologia, enfim, um professor global e investigador dos inúmeros porquês existentes no espaço de vida da sala de aula.

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

APOIO BIBLIOGRÁFICO
\r\nALARCÃO, Isabel — Professor reflexivo em uma escola reflexiva. Editora Cortez
\r\nANDRADE, Manoel — Um diálogo entre a neurociência e a psicanálise. Editora Casa do Psicólogo
\r\nVASCONCELLOS, Celso — Projeto de ensino—aprendizagem e projeto político-pedagógico. Editora Libertar

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