Provocador Intelectual

Todo professor deveria se colocar como instrumento norteador do conhecimento. Este compromisso seria a verdadeira função de qualquer docente interessado em ser um provocador intelectual.

Não mais um mero transmissor de conteúdos a serem passados, mas sim aquele que estimula o pensamento, o raciocínio coerente e que abre, para o aprendiz, a porta do aprendizado.

O ato de aprender envolve processos mentais e está ligado também a fatores emocionais. A identificação da dominância cerebral e a técnica do balanceamento muscular como desbloqueadores de obstáculos cerebrais e emocionais seriam fortes ferramentas no auxílio do processo de ensino—aprendizagem.

Mas, para isso ocorrer, o perfil do profissional da educação teria que ser outro. O novo professor teria que re-formar o pensamento e ser um educador com conhecimentos de vários universos culturais: neurobiologia, psicologia, cinesiologia, história, ecologia, enfim, um professor global e investigador dos inúmeros porquês existentes no espaço de vida da sala de aula.

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

APOIO BIBLIOGRÁFICO
\r\nALARCÃO, Isabel — Professor reflexivo em uma escola reflexiva. Editora Cortez
\r\nANDRADE, Manoel — Um diálogo entre a neurociência e a psicanálise. Editora Casa do Psicólogo
\r\nVASCONCELLOS, Celso — Projeto de ensino—aprendizagem e projeto político-pedagógico. Editora Libertar

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br \r\n
Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.
\r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.\r\n

Loja Leve

Hospedagem