Prática Exploratória

Baseada na busca pelos porquês experimentados em sala de aula, a Prática Exploratória procura, ao trabalhar os questionamentos do dia-a-dia, entender a qualidade de vida nessa sala de aula.

Qualidade de vida é um tema fortemente valorizado pelo exercício da Prática Exploratória, onde se destaca que, ao surgir algo capaz de despertar a atenção de um grupo, este pode investigá-lo até entendê-lo.

Neste processo, de natureza social, a aprendizagem se transforma numa ação criativa de saberes e experiências, que valoriza tanto o ponto de vista dos professores, quanto dos alunos.

Há uma busca então, pela redução das diferenças, possibilitando a construção de uma relação onde a razão se une à emoção, o inteligível ao sensível, a lógica à intuição: um verdadeiro exercício de integração dos hemisférios cerebrais.

Afinal, partilhamos, professores e alunos, de um mesmo mundo, unindo diferentes histórias de vida.

O trabalho realizado pelos criadores e profissionais que escrevem no site vidaleve e o realizado pelas Pioneiras no Brasil, Inés Miller e Maria Isabel Cunha, embora distinto, busca a conquista verdadeira da união de idéias: um cérebro uno.

Para se aprofundar mais no assunto, leia os artigos anteriores da autora clicando nos links abaixo.

Leia Mais (no Vida Leve)

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

Livros para quem quer ir mais fundo:
\r\n1) ALLWRIGHT, D. Exploratory Practice: rethinking practitioner research in language teaching. 2003.
\r\n2) MILLER, I. K. Researching teacher-consultancy via Exploratory Practice, Language Teaching. Research Journal, 2003.
\r\n3) CUNHA, M. I. Clínica de aprendizagem de língua inglesa. Pesquisas em recursos pedagógicos: Práticas de letramento, PUC, RJ, 2004.\r\n

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br —\r\n
Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.
\r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem