Faça Neuróbica: Leia!

Na medida em que vamos lendo e incorporando informações diferentes, novas células cerebrais vão sendo formadas.

Da mesma forma que é importante exercitar os músculos do corpo, também é importante exercitar os músculos do cérebro. Isto é neuróbica – exercícios concomitantes entre corpo e cérebro.

O Oito Tibetano, técnica já mencionada no artigo anterior, é um ótimo exercício neuróbico e que proporciona esta integração. Uma técnica simples que pode ser usada no dia-a-dia, integrando os hemisférios cerebrais. Pode ser feita da seguinte maneira: com as duas mãos entrelaçadas, mantenha os braços estendidos e olhe para os seus dedos enquanto faz o movimento de um 8 deitado. Esse exercício deve ser feito com o corpo todo, como numa dança, pois todo o corpo deve participar do processo de rebalanceamento.

Assim como este exercício, a leitura é excelente para a formação de novos caminhos neurais.

Aqui destaco alguns estimulantes trechos de livros que, certamente, irão ajudá-lo a exercitar muscularmente esse aparelho que tanto utilizamos: o cérebro.

A boa escola precisa de educadores que tenham pulso forte por trás de um coração que ama. (WERNECK, 2005)

Experimentava um novo conceito de fé, onde o indivíduo sabe que pertence ao Universo (...). Enfim, vivia o conceito de que Deus está dentro de cada um de nós. (MAGALHÃES, 1999).

Venha! Venha comigo, e viajaremos juntos a uma das mais fascinantes jornadas de sua vida: uma jornada nas profundezas de seu próprio cérebro. (KHALSA, 2001).

Não acredito em amor romântico. Acredito em respeito e amizade. (...) Porque paixão traz muito sofrimento e sempre acaba. (RUSSO, apud ASSAD, 2000).

Bem, nesse 2006, GANHE de presente um cérebro novo: LEIA!

Veja Também (na internet)

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

Livros para quem quer ir mais fundo:
\r\n1) ASSAD, S. Renato Russo de A a Z - As idéias do líder da Legião Urbana. Editora Letra Livre, 2000.
\r\n2) KHALSA, D. Longevidade do cérebro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
\r\n3) MAGALHÃES, C. A grande luz. Rio de Janeiro: Nórdica, 1999.
\r\n4) WERNECK, H. Pulso forte e coração que ama: A indisciplina tem jeito. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br —\r\n
Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.
\r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem