Paradigma Emergente: Integração

O homem é um ser global. Deveria ser visto pelos educadores como sujeito unidual que se integra com o todo.

As partes precisam estar integradas para que se compreenda o todo, ou seja, nossos hemisférios cerebrais necessitam operar em harmonia para processarem aprendizados. Antes do nascimento, mais de 70 por cento de nossas conexões cerebrais já estão prontas. A maioria de nós desconhece essa informação e também o potencial e o funcionamento do nosso cérebro.

Conhecimento gera liberdade, consciência e integração.

À medida que vamos tendo novas experiências, nosso cérebro vai acompanhando e se ‘incrementando’.

Nós temos uma capacidade enorme e ilimitada para aprender, como citou Peter Russel em seu livro “The brain book”. Mas aprendemos de formas diferentes porque somos seres diferentes.

O paradigma emergente que se instaura em relação à aprendizagem está na integração. O homem já não consegue viver mais sob a idéia da separatividade. É um ser de relações entre corpo e mente, cérebro e espírito, lado direito e esquerdo.

As técnicas de balanceamento muscular ou cinesiologia aplicada podem contribuir muito para a integração cerebral. Além do cross crawl, exercício de troca da polaridade, que consiste em levantar a perna direita e tentar alcançar o joelho com a mão esquerda, e vice-versa, existe o exercício do oito tibetano. Mas esse fica para o próximo artigo.

Leia Mais (no Vida Leve)

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

Livros para quem quer ir mais fundo:
\r\n1) AMEN, DANIEL G. Transforme seu cérebro, transforme sua vida. Editora Mercuryo.
\r\n2) MORAES, MARIA CÂNDIDA. O paradigma educacional emergente. Editora Papirus.

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br

\r\nAlém da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.
\r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem