Emagrecimento: Dicas e Detalhes (01)

Para ajudar a compreender o emagrecimento, vamos usar o funcionamento de uma caixa d’água. O líquido que entra é armazenado e o nível sobe. Ele baixa na medida em que a água é consumida. O nível varia, portanto, de acordo com as entradas (abastecimento) e saídas (consumo) diárias da água.

Grosseiramente, é o que acontece quando nos abastecemos de comida que se transforma em energia armazenada e que é consumida nas diversas atividades que realizamos. Nosso peso, consequentemente, varia ao longo do dia e dos dias.

Se você tiver paciência para isso, faça uma tabela medindo seu peso em horas diferentes de cada dia de uma semana. Verificará com esse exercício que seu peso variará em torno de uma faixa.

Quem está em dieta para ficar mais leve e gosta de se pesar toda semana pode achar que seus esforços não adiantaram e, no entanto, ser essa uma falsa impressão. Simples, mediu no início da semana num momento de nível baixo no final da semana num momento de nível alto.

Uma medição melhor é a do diâmetro da cintura. Ainda que sofrendo o mesmo efeito ela é mais notável do que o peso. Um detalhe importante é que se você agregou atividades físicas ao seu regime elas farão você ganhar músculos. Estes pesam mais que gordura.

Se você trocar gordura por músculos em sua barriga, poderá até ganhar peso, pois o músculo é mais pesado que a gordura (peso específico), mas certamente que sua circunferência estará menor. Interessante, você achando que engordou e as pessoas que vêm você achando que você emagreceu.Coisas da vida...

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem