Dança Sênior - Uma Proposta de Dançar a Vida

A Dança Sênior incentiva através dos movimentos rítmicos e suas músicas alegres, o despertar do próprio corpo, explorando todas as articulações do corpo do idoso e auxiliando todo o potencial dos fluxos da expressão, preservando os seus limites. Os idosos são estimulados, através das coreografias, a se religarem com a vida, recuperando a alegria, a harmonia, a paciência, aumentando a auto-estima e o sentido de cooperação. As aulas proporcionam a melhoria da coordenação motora, da memorização, da motricidade dos músculos, intensificando a microcirculação e todo o sistema músculo-esquelético, além de estimular o organismo na auto-defesa prevenindo contra males precoces.

Com o aumento da capacidade física para as atividades diárias, os resultados também têm efeitos terapêuticos, proporcionando um envelhecimento saudável ao acender no idoso a chama da valorização humana . A melhora da capacidade funcional visivelmente nos idosos após algum tempo praticando a dança, é indicada também para todas as idades de forma preventiva.

Nas aulas de Dança Sênior são realizados exercícios de ativação, ritmo, coordenação motora, localização espacial, além de exercícios de integração e fortalecimento muscular, sempre de forma disciplinada e divertida, adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. São usadas passos de danças e coreografias, sentadas e em pé, baseadas em danças folclóricas e de salão de diversos povos, resgatando, assim, valores culturais. As coreografias são dançadas ora em pares, ora em fileiras, em grupos ou soltos pelo salão e os ritmos envolvem de Blues a danças folclóricas internacionais e brasileiras, passando pela Polca, Valsa, Rancho, Samba. Inicialmente os passos são leves e mais lentos, facilitando o aprendizado e contagiando a todos com seus movimentos suaves e ritmos alegres, e as coreografias com os idosos sentados possibilita a integração, inclusive, daqueles com limitações físicas ou mesmo cadeirantes. Não é necessário ter um par constante para dançar, até porque os pares são sempre trocados de acordo com as coreografias das músicas, estimulando a socialização do grupo.

Durante as aulas de Dança Sênior é comum respostas positivas e entusiásticas do tipo: "Eu me sinto vivo de novo!"; “Estava cheia de dores e agora só sinto alegria”. Rostos iluminados com um sorriso constante é o resultado mais imediato que essa dança proporciona. Os idosos saem do seu isolamento, muitas vezes impostos pelas limitações físicas, mas também pelo distanciamento social-familiar. Nas aulas eles encontram a companhia e o estímulo necessários para que suas vidas ganhem um novo sentido. As pessoas literalmente desabrocham com a Dança Sênior. A alegria é contagiante.

Leia Mais (no Vida Leve)

HÉLIDA LOPES é professora de Educação Física, pós-graduada em Estudo do Envelhecimento e em Geriatria e Gerontologia, Dirigente de Dança Sênior, Facilitadora de Danças Circulares Sagradas, pertence também à UnATI/UERJ. Rio de Janeiro/RJ * (21) 8292-8536 * dancashelida@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem