Dieta Milagrosa

De um lado os promotores de tratamentos ‘milagrosos’ acumulando dinheiro. Do outro, pessoas desejosas de reduzir peso acumulando frustrações.

Não existe mágica. A única maneira para um definitivo corpo mais magro é a mudança de estilo de vida!

É necessário levar em conta que passamos por mudanças, internas e externas, ao longo da vida. Quando assumimos disfarces, eles enganam mais a nós mesmos do àqueles que nos olham.

Algumas ajudas, para a tarefa de mudança do estilo de vida, podem ser necessárias e, alguns casos, não poderemos prescindir delas. Um endocrinologista, por exemplo, é o primeiro profissional a ser procurado. Ele vai indicar se há algum distúrbio glandular sério que dificulte ou impeça o emagrecimento. Não é comum, mas pode acontecer. O médico dando ok o resto fica por sua conta.

O segundo passo é um nutricionista que indicará a você como trabalhar com os alimentos para que você tenha uma boa nutrição. Sabor é um departamento diferente e que fica por conta de quem prepara os alimentos, ou melhor, a comida. Nem tudo o que você coloca na boca é alimento. Há coisas saborosíssimas que são completas porcarias, não alimentos.

Muito cuidado. Certifique-se de que tais profissionais são criteriosos e éticos. Pode não ser uma tarefa fácil. As universidades não produzem necessariamente profissionais com essa postura. O critério das faculdades é fornecer um diploma de graduação a pessoas que cumprem um ritual: obter graus iguais ou superiores a um valor estabelecido, nada mais. Não há nada que possa garantir a você que tais graus foram obtidos sem artifícios de ‘cola’ ou compra de trabalhos prontos. Além disso, as universidades apenas dão uma base, o verdadeiro conhecimento do profissional se constrói no seu dia a dia, quando ele se aplica a isso.

As recomendações não se esgotam aqui. Vamos complementá-las numa outra oportunidade. Aguarde-nos.

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem