Solução (1)

Educação é a solução. É o que ouvimos a três por dois. Até políticos, cinicamente, falam disso. Da boca para fora, claro, pois na existência dela uma considerável parcela deles não se elegeria.

Onde, porém, achar educadores? Deles, os primeiros deveriam ser encontrados nas próprias casas, os pais e as mães. O que encontramos? Muitos deles, até nossos conhecidos ou mesmo amigos, mostrando a seus filhos como burlar o que seria correto. Furar sinais de trânsito, dirigir embriagados sem respeito pelas leis do trânsito e pela vida alheia, fumar onde não é permitido, dar uma graninha para agilizar algum processo. A lista é extensa e, certamente, a conhecemos bem.

Passando ao segundo local, a Escola, e parodiando Raul Seixas, podemos afirmar: “... a Educação, também não estava lá...” Encontramos professores e alguns raros educadores. Professores não educam... professam (rs).

O que os professores, está bem, como queiram, ensinam?

Além de muitos conteúdos que não serão utilizados no dia a dia, ensinam choradeira e como não proceder. Choram por seus baixos salários e fingem fazer seu trabalho em troca de algum parco ganho.

Onde a mudança necessária com esse material? Está claro o porquê de sermos um país do futuro? Tal qual pedros penseiros, como nos diz Chico Buarque, esperamos por um trem que não vem... que não vem... que não vem!

Você faz alguma coisa para mudar esse quadro? Acha que não é bem assim?

Deixo você pensando sobre como sair desse círculo vicioso. Voltarei, outras vezes, para falar de mais questões e de soluções. Aguarde-me, pois também estou aguardando por você.

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem