A Medicina Chinesa e as Cinco Formas de Energia e Tratamento (2/2)

Outro exemplo: se você estiver triste, deverá comer algo do elemento Fogo (alimentos de sabor amargo, como o jiló, por exemplo), já que o fogo controla o metal, que é o elemento que rege a tristeza. Mas se ficar com excesso do elemento Fogo, deverá ingerir alimento do elemento Água - alimentos salgados - já que a água controla o fogo.

Relação dos cinco elementos aos órgãos e aos temperamentos. Um se sobrepõe ao outro.

- A energia do coração se relaciona com a alegria e ansiedade;

- A energia do pulmão se relaciona com a depressão e a tristeza;

- A energia do fígado se relaciona com a raiva e o rancor;

- A energia do rim se relaciona com o medo e o pânico;

- A energia do baço e do pâncreas se relacionam com a racionalização e a preocupação.

Como os elementos se sobrepõem: O fogo controla o metal, o metal controla a madeira, a madeira controla a terra, a terra controla a água e a água controla o fogo.

Agora faça a analogia do estado emocional com o elemento e o sabor para compensar o estado emocional, para manter o equilíbrio (compensação do excesso).

Se estiver triste (Metal) você deve comer alimentos de sabor amargo (elemento Fogo) que controlam o Metal. Caso fique com excesso do elemento Fogo, coma alimentos do elemento Água: salgados. Caso fique com excesso do elemento Água. Coma alimentos do elemento Terra: sabor doce. Caso fique com excesso do elemento Terra, coma alimentos do elemento Madeira: sabor azedo. Caso fique com excesso do elemento Madeira, coma alimentos do elemento Metal: sabor picante. Metal, veja no início do parágrafo, é dominado pelo Fogo.

Se sentir raiva (Madeira) coma alimentos picantes (elemento Metal) que controlam a Madeira. Se sentir medo e pânico (Água) coma alimentos de sabor doce (elemento Terra) que controlam a Água. Se estiver preocupado (Terra) coma alimentos de sabor azedo (elemento Madeira) que controlam a Terra. Se sentir ansiedade (Fogo) coma alimentos de sabor salgado (elemento Água) que controlam o fogo.

ÂNGELA DA SILVA FREITAS RAMOS - Enfermeira graduada pela PUC-SP, 1985, especialização em Saúde Pública, Medicina Chinesa e Técnicas Orientais. Acupunturista, Consultora de Feng Shui, Astróloga, Numeróloga, Instrutora de Artes Marciais Orientais. Membro da AMECA - Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil, da Associação Tai Chi Pai Lin, da CEMETRAC - Centro de Estudos de Medicina Tradicional Chinesa e da STB - Sociedade Taoísta do Brasil. Troféu Vênus em Maio 2003 - Dia Internacional da Mulher - pelo trabalho com a Medicina Oriental * Sorocaba/SP * (15) 3231-9644 / 3011-9706 / 9722-5410 * angela-freitas@uol.com.br * http://www.angela-freitas.com

Loja Leve

Hospedagem