EMDR - O que é?

EMDR é uma abordagem terapêutica que permite acelerar o tratamento de um grande número de patologias e problemas de auto-estima relacionados a experiencias traumaticas do passado e condições adversas do presente. Diversos estudos feitos com vítimas de agressões, estupro, abuso fisico ou verbal na infancia e adolescencia, acidentes, catastrofes, sequestro, perdas dolorosas, guerras, indicam que este método é capaz de reduzir rapidamente os sintomas assim como processar as memórias traumaticas além de promover uma significativa reeestruturação cognitiva.

É o método usado no tratamento do trauma que possui mais estudos controlados sobre a sua eficácia em relação a outros. EMDR foi desenvolvido por Francine Shapiro, PhD, em 1987, e já com mais de 40.000 treinados em 52 paises.

Para a sua eficácia deve ser empregado por profissionais com titulação do EMDR Institute, que antes de começar a aplicação da técnica verificam ou quantificam o grau de estresse do cliente antes do atendimento, tanto fisico como mental e ao final da técnica também para detectar de forma fidedigna as alterações, após a sessão. O EMDR é compativel com qualquer abordagem terapeutica, sendo mais uma poderosa ferramenta no processamento de vivências traumaticas e dolorosas ampliando as possibilidades para o insight, a reintegração na sociedade, o desenvolvimento da autonomia e do prazer.

MÁRCIA MATHIAS é psicóloga, tem curso de hipnose pela SOHIMERJ e dirige a Clínica São Tomaz, em Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - (21) 2275-7233 / 2542-3666 * mathiaspsi@gmail.com * http://www.ibhep.com.br

Loja Leve

Hospedagem