Dança Sênior - uma proposta de dançar a vida

A Dança Sênior surgiu em 1970, na Alemanha, quando um pequeno grupo de pedagogos, sob a liderança de Ilse Tutt, trocou experiências sobre atividades com idosos. A própria Ilse Tutt conta seus motivos: "Era 1971, quando minha sogra, que visitei no ancianato, disse-me: - Você sempre dança com a geração nova, por que não dança com idosos? - Sim, eu disse, por que não?". Mais tarde, ela testemunhava: "Existe um meio mais bonito e eficiente de ativar idosos do que a Dança Sênior? Os rostos alegres e cheios de vitalidade são um documento vivo." Criou-se assim, em 1974, a Dança Sênior, e em 1977 foi fundada a Federação Nacional de Dança Sênior na Alemanha. Foi introduzida no Brasil por Christel Weber em 1978 e promovida a partir de 1982 no Ancianato Bethesda, por Regina Krause que se tornou sua Diretora-Coordenadora Nacional desde a fundação da entidade Dança Sênior em 18/11/1993. Atualmente a Dança Sênior é dirigida por um Conselho Nacional com sede em Pirabeiraba, SC, constituindo-se como uma unidade de ação da Instituição Bethesda, possuindo cinco Vice-coordenações regionais. Ilse Tutt faleceu em 11 de Julho de 1997, aos 86 anos.

A Dança Sênior está adaptada e sensibilizada para a linguagem corporal, emocional, espiritual, individual e coletiva dos idosos. As músicas e as danças resgatam o companheirismo, a paciência, a alegria e a comunicação da vida, ajudando o idoso a expressar suas emoções. A dança, como uma atividade física prazerosa, proporciona a promoção, prevenção e manutenção da saúde, resultando na tomada de consciência relacional do corpo, da mente e da emoção. Durante a atividade estimula-se a troca constante de par o que aumenta a integração social. Com os movimentos simples e elegantes, corrigem-se posturas, fortalecem-se músculos e melhora-se o equilíbrio. A dança é um auxiliar valioso na sustentação e/ou resgate da autonomia nas atividades diárias, melhorando a qualidade de vida dos idosos.

HÉLIDA LOPES é professora de Educação Física, pós-graduada em Estudo do Envelhecimento e em Geriatria e Gerontologia, Dirigente de Dança Sênior, Facilitadora de Danças Circulares Sagradas, pertence também à UnATI/UERJ. Rio de Janeiro/RJ * (21) 8292-8536 * dancashelida@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem