Saúde Perfeita - SHIATSU, QI GONG E PRINCÍPIOS DA CURA (2/2)

Terapia de toque e massagem, o Shiatsu tem sua teoria apoiada na Medicina Tradicional Chinesa, isto é, baseia-se nas Leis do Yin Yang e dos Cinco Elementos e atua sobre os meridianos e a energia que permeiam o corpo humano, assim como faz a acupuntura, porém sem a utilização de agulhas.

Utilizamos a palavra japonesa Shiatsu porque foi inicialmente levado ao Japão e a partir dali ao Ocidente. Nesse movimento naturalmente passou por re-interpretações, conhecimentos sobre anatomia, fisiologia e psicologia foram incorporados aos recursos utilizados pelo terapeuta no caminho do perfeito equilíbrio do Ser. Depois de receber muitas influências da ciência ocidental, a Shiatsuterapia volta a contemplar o Ser espiritual, além da Mente. O Ser soma então todos os nossos corpos, nos diversos níveis energéticos, desde o mais material até o mais sutil.

Shiatsu traduz-se por "pressão com os dedos". O terapeuta com o toque principalmente dos dedos e mãos pressiona pontos ao longo dos meridianos energéticos que percorrem todo o corpo, ritmadamente, desbloqueando, sedando ou tonificando o fluxo onde é necessário, através de técnicas de pressão, vibração, percussão entre outras como a manipulação das articulações e a imposição de mãos.

Interpretando o corpo e sua expressão, e atuando sobre o corpo energético, o shiatsuterapeuta tem a possibilidade de influir em sintomas que ainda não se manifestaram no corpo físico, o que previne os desequilíbrios que podem desencadear doenças. Assim, é recomendado para aqueles que querem promover a saúde através do autoconhecimento a um nível que transcenda o pessoal, deixando clara a relação mente/corpo. Além disso, produz efeitos muito satisfatórios ao nível do conforto físico. Também traz benefícios sobre processos de desequilíbrio já instalados, muitas vezes revertendo-os, como em casos de estresses, dores na coluna (atuando sobre a postura além de eliminar a dor), insônia, prisão de ventre, problemas estomacais e quase todas as doenças com que lidamos diariamente. Estimula a circulação, acalma a mente, harmoniza e revitaliza o corpo energético e físico.

O Qi Gong trocando em miúdos, é a manipulação do Qi. É o uso da energia vital e o desenvolvimento da intenção, da consciência, que a governa. Trata-se do cultivo de um Qi interno de boa qualidade, através de práticas autocurativas e da emissão de Qi para a cura de outros. Com o declínio da "Revolução Cultural", ao final dos anos 70, período em que o Qi Gong foi marginalizado na China, a existência do Qi foi amplamente discutida e comprovada. Não só a existência, mas também a emissão do Qi por um praticante, direcionado intencionalmente para a cura, é verificada através de experimentos científicos, com o intuito de reconduzir essas práticas terapêuticas sutis ao seu devido lugar em importância no contexto da Medicina Científica, pela sua eficácia inegável.

O que poderia então ser responsável pela Saúde Perfeita? A Qualidade do Qi que circula pelo corpo. Como promover a boa qualidade do Qi? Eliminando o Qi túrbido, desobstruindo os meridianos, atuando sobre o Qi interno; e fornecendo Qi de boa qualidade e distribuindo-o de forma adequada, atuando sobre o Qi entrante, a fim de equilibrar energeticamente o organismo. Estabilizando o nível e a qualidade do Qi, e para isso são empregadas diversas técnicas, de shiatsu e qi gong. Conhecimentos sobre a estreita ligação da Qualidade do Qi e nosso dia-a-dia e nossas atitudes e costumes são fundamentais manutenção do equilíbrio da Saúde ao longo do tempo. Por isso a Saúde Perfeita está associada a uma profunda transformação interior e ao encontro consigo mesmo.

Leia Mais (no Vida Leve)

RITA MELLO MAGALHÃES é Shiatsuterapeuta, Reikiana, Curadora Prânica - Teresópolis/RJ - (21) 3642-2721 / 9210-1852 * saudeperfeita@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem