Vivência em Dinâmica de Grupo - o autoconhecimento através do lúdico

Esta “Vivência” é um convite para que, através de uma experiência lúdica, as pessoas encontrem o caminho do autoconhecimento, trabalhando com o que pensam, sentem e vivem; tendo como possibilidade a transformação com base na inclusão de novos elementos que permitam explicar e entender os processos vividos.

As dinâmicas de grupo são ferramentas, instrumentos que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

As técnicas participativas de apresentação, integração, animação, relaxamento e capacitação, geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem o desenvolvimento de um processo coletivo de discussão e reflexão; ampliam o conhecimento individual e coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento; possibilitam a criação, formação e transformação, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução.

As dinâmicas realizadas vão proporcionar um trabalho de interação e comunicação, ajudando a tirar as tensões individuais e as do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro. Ampliam a capacidade de escuta e observação. Os exercícios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relação. Eliminam as tensões, permitindo que se voltem para si, percebendo a situação em que se encontram, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas, receios, etc.; elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo.

Palavras-chaves: autoconhecimento, relaxamento, transformação, interação social

Rosana Yentas é psicóloga clínica (CRP 05-33776). Atendimento para psicoterapia individual ou grupo, terapia de casais, orientação profissional e reorientação de carreira. É membro da SOBEPI Formação Psicanalítica (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa da Infância)— Botafogo e Tijuca - Rio de Janeiro/RJ — (21) 9956-5466 / 2575-7233 * ryentas@oi.com.br

Loja Leve

Hospedagem