Saúde Perfeita e a Medicina Tradicional Chinesa (1/2)

Saúde é o bem estar do organismo, nos diferentes níveis do Ser, a nível energético, mental, emocional, físico... Esse bem estar é o equilíbrio e a boa qualidade da Energia Vital que nos mantém vivos. A Medicina Tradicional Chinesa denomina Qi a Energia Vital. A qualidade do Qi é em síntese, a qualidade de nosso Qi pessoal e do Qi absorvido que nos nutre e de como essa Energia circula em nosso Ser.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a Saúde reflete o equilíbrio energético do corpo, para mantê-la devemos estar atentos aos níveis e à qualidade da energia vital que nos mantém, ou seja, o trabalho de um bom médico é manter o equilíbrio da energia do paciente. Para tanto são observados aspectos relacionados às características YIN/YANG e aos Cinco Elementos, aos Meridianos Energéticos que governam nosso organismo e às nossas atividades diárias e interações com o meio ambiente.

Percebe como a Saúde depende tanto do terapeuta como do paciente? Para que o Qi circule bem, para que o fluxo energético seja contínuo e homogêneo, os canais que o conduzem, os meridianos, devem estar desobstruídos e o nível de Qi equilibrado e bem distribuído. O terapeuta atua sobre os meridianos e os centros de energia corporais, que governam o organismo físico, tonificando ou dispersando a energia onde é necessário, buscando o equilíbrio. Mas a manutenção da Saúde está necessariamente nas mãos do paciente, no tocante à alimentação, atividade física, padrões mentais...

Assim o médico ou o terapeuta tem o papel de orientar o paciente em sua conduta diária, mas não pode se responsabilizar inteiramente por sua cura. Seguir ou não as recomendações da dietética chinesa supõe uma mudança de hábitos e padrões de comportamento inesperados, como veremos. A atividade física não envolve somente o caminhar e o alongamento, mas a sensibilização à absorção do próprio Qi, que é também uma questão de exercício. Já a manutenção de altos padrões de pensamento significa um salto em direção à Felicidade. Tudo isso junto é Saúde!

Leia Mais (no Vida Leve)

RITA MELLO MAGALHÃES é Shiatsuterapeuta, Reikiana, Curadora Prânica - Teresópolis/RJ - (21) 3642-2721 / 9210-1852 * saudeperfeita@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem