REACESS 2006 - AJUDANDO A CONSTRUIR UM RIO DE JANEIRO PARA TODOS

A 1ª edição da Reacess – Feira Nacional de Acessibilidade e Reabilitação, realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, no Rio de Janeiro, surpreendeu pelo número de público presente e também pela quantidade de negócios gerados, que deverão ser consumados em até 90 dias. Com o objetivo de apontar soluções para o dia-a-dia das pessoas com deficiências (físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas), a feira apresentou novidades tecnológicas, soluções e conceitos para os mais de 10 mil visitantes.

Um dos focos principais do evento foi trazer para o Rio de Janeiro opções de adaptações para que a cidade possa atender satisfatoriamente seus moradores - uma vez que são mais de 800 mil cariocas com algum tipo de deficiência -, além de se preparar para a realização dos Jogos Pára-panamericanos, em agosto de 2007. “Com a realização do Pára-panamericano, o Rio de Janeiro deve receber mais de 5 mil pessoas com deficiências, entre atletas, comissões e visitantes. A cidade precisa estar pronta para receber essas pessoas, que irão usar os serviços de hotéis, bancos, estádios, cinemas, restaurantes, entre outros”, alerta Rodrigo Rosso, diretor da Reacess.

Os grandes destaques da feira ficaram por conta das soluções em acessibilidade. As adaptações em automóveis, cadeiras de rodas mais modernas, como a que sobe e desce escada, próteses e outros acessórios. A cadeira chegou há pouco tempo no Brasil e foi lançada oficialmente no Rio. A maior vantagem é a liberdade que a poltrona oferece ao cadeirante, que pode vencer qualquer obstáculo arquitetônico sem precisar ser carregado”, acrescentou Góes.

Versão itinerante da Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), terceira maior feira do mundo do setor, que acontece em São Paulo todos os anos, a Reacess reuniu mais de 260 (?!?!) expositores, entre empresas, instituições e entidades assistenciais.Esperamos que a Reacess siga o mesmo caminho e cresça a cada ano. As pessoas precisam saber que podem encontrar as soluções na sua cidade e no seu estado, sem precisar viajar até São Paulo quando necessitarem de novidades em acessibilidade e tratamentos.

Ampla programação - Além das novidades em produtos, a feira contou também com diversas atrações culturais, como apresentações de artistas, músicos e dançarinos com deficiências das mais variadas. O esporte também esteve presente no evento, com torneios de futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas, futebol de amputados, rugby de cadeirantes, judô de deficientes mentais, entre outros. “O esporte é essencial para a reabilitação e a inclusão dos deficientes. Na prática esportiva encontramos forças para superar as dificuldades e percebemos que podemos fazer tudo o que uma pessoa não deficiente faz”, avalia Edson Dantas, que em 92 sofreu um acidente e perdeu a perna esquerda e há 6 anos é atleta paraolímpico. “O esporte foi fundamental na minha vida. Com a prótese voltei a jogar capoeira, futebol e comecei a competir de verdade, o que não fazia antes. Hoje sou maratonista e bi-campeão pára-olímpico brasileiro da São Silvestre e estarei nos Jogos Pára-panamericanos”.

A intenção dos organizadores é que, em 2007, a feira seja realizada em Belo Horizonte.

Release pós-Access. Transcrição parcial.

Loja Leve

Hospedagem