Qualidade de Vida

Como dissemos no número passado resolvemos fazer ainda mais em favor da qualidade de vida. Isso significa: discutirmos e agir para tornar essa qualidade uma realidade.

Discutir é o que mais fazemos nesse momento em que somos páginas do Espaço Ser. Faltam-nos mais ações. O que você acha? Você está interessado em qualidade de vida? Topa se unir a nós ou isso é muito cansativo? Não tem tempo? É, por não termos ou não fazermos o nosso tempo que nossa vida está cada vez pior. Nós cada vez mais sem tempo...

Bem, nós, aqui do vidaleve ainda não “cansamos em malhar em ferro frio”, ainda que possamos ter, com esse malhar, (cada vez mais) menos ouvintes. Só que achamos que essa é uma questão de sobrevivência. Com a qual a humanidade, como um todo, está cada vez menos interessada. Ainda fazemos parte dos que estão interessados e fazemos algo por ela, a humanidade, e, claro, por nós também, já que fazemos parte dela.

Em discussão: o que é... uma boa qualidade de vida? Como você só vai responder um pouco mais adiante, aqui vai nossa opinião. Fundamentalmente, para se ter uma boa qualidade de vida é preciso não encontrar barreiras desnecessárias. Barreiras fazem parte da vida, mas, ao superá-las, damos de cara com essa qualidade tão necessária. As barreiras que fazem parte são levantadas pela Natureza. As desnecessárias são levantadas por seres humanos. Ou seriam desumanos? Podemos dar-lhes outras denominações. Que tal calhordas?

Precisamos tomar um certo cuidado... para que não sejamos nós esses calhordas. É possível que em algum momento da vida o tenhamos sido. Ninguém é perfeito!

Para não sermos promotores dessas barreiras precisamos pensar que os outros somos nós e tratar de fazer bem aos outros (que, aliás, somos nós). Está entendido (ou complicado)?

Por onde começa a qualidade de vida de qualquer pessoa? Podemos colocá-la em sua moradia? Bem, temos que começar por algum lugar. Seja qual for, esse será o começo de nossa discussão.

A moradia precisa ser adequada às necessidades de cada um. Um solteiro talvez necessite de algo diferente de um casal. Este se tiver dois filhos talvez tenha uma necessidade diferente de um casal de quatro filhos... e por aí vai.

Dentro de uma moradia, seja de um solteiro ou casado, é necessária uma boa quantidade de sol que não se torne excessiva, condições ambientais favoráveis, como água de boa qualidade, esgotamento sanitário adequado, boa ventilação, proximidade de coisas necessárias ao dia a dia (trabalho, escola, rede de saúde, lazer etc), a inexistência de barreiras desnecessárias ao morar bem etc.

A lista é bem longa. A relação acima é só para dar idéia e ter um ponto de partida para discussões a respeito.

Quem, efetivamente, pensa nisso ao montar seu canto? A grana não dá? O que é feito ao longo do tempo para se melhorar as condições? A coisa foi pensada para atender ao grupo familiar ou a um membro específico?

Qualidade de vida! Você apenas reclama sua falta ou a constrói?

A própria reclamação pode ser efetiva ou sem efeito algum (ou mesmo negativo). Por exemplo, reclamar para seu vizinho é mais lamentar do que reclamar. Esse vai passando a lamúria adiante de forma que, no final, só gera um barulho de vozes, choradeira e um clima desagradável. É o que mais vem acontecendo atualmente. A reclamação efetiva é aquela que procura os órgãos competentes, que acompanha o andar da carruagem, ou melhor, o que os órgãos competentes estão fazendo e, se esses não existem, verificar que medidas podem ser tomadas (e agir) para que a coisa funcione.

Dá muito trabalho não é mesmo? Lamentar é tão mais fácil... Depois ainda acham que é piada aquela história do povinho. Os lamentadores costumam até a ficar indignados com essa história!

Tem alguém aí a favor de uma boa qualidade de vida? Você? Então, para começar, diga-nos três coisas que você considera necessárias a uma boa qualidade de vida. Quer relacionar dez? Não iremos reclamar. Saber o que nossos visitantes pensam é bem mais importante. Aguardamos o seu alô.

Loja Leve

Hospedagem