Kefir

foto obtida em: http://paginas.terra.com.br/saude/kefir/ Hum! O que eu sei mesmo é que tem um sabor interessante! O Keffir parece um licor, quando fermentado com frutas, ou às vezes uma cervejinha espumante, ligeiramente amargo, batido com mel, uma delícia! Na internet há bastante informação a respeito, com receitas de botar água na boca. Chegaram a mim, em Teresópolis, esses granulozinhos...

Transcrevo abaixo uma matéria obtida em (http://www.hc.ufpr.br/hosp/nutricao/nutricao.htm) -

Kefir é o produto obtido através da fermentação do leite por organismos benéficos. Seu aspecto é muito semelhante ao do iogurte, no entanto, tem maior valor nutricional e terapêutico.

Além das bactérias benéficas e leveduras, o kefir contém minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais importantes para a manutenção das funções vitais do organismo. Seu abundante teor do aminoácido essencial triptofano, de cálcio e de magnésio promovem um efeito relaxante no sistema nervoso. O kefir também fornece fósforo, um mineral que participa no processo da absorção de carboidratos, gorduras e proteínas. Estes nutrientes, por sua vez, são responsáveis pela manutenção e crescimento celular, e fornecimento de energia ao nosso organismo. Além disso, o kefir é uma fonte excelente de vitamina K e vitaminas do complexo B. A ingesta adequada destas vitaminas promovem a regulação do funcionamento renal e hepático, aceleram os processos de cicatrização e proporcionam aumento da função imunológica (aumento da resistência). O uso regular do kefir pode aliviar desordens intestinais, reduzir a flatulência (exceso de gases), proporcionando um funcionamento intestinal mais saudável.

O kefir pode ser consumido "in natura" ou incrementado com outros alimentos como frutas, cereais, mel, etc., o que o torna ainda mais nutritivo.

O kefir contém colônias de bactérias benéficas (probióticos) que colonizam o trato intestinal, onde controlam e destroem as bactérias patogênicas.

Outra característica muito importante do kefir é que suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose (açúcar do leite) durante o processo de fermentação, tornando-o um alimento indicado nos casos de diarréia e uma ótima fonte protéica para pacientes com intolerância à lactose.

Leia Mais (no Vida Leve)

Veja Também (na internet)

RITA MAGALHÃES - leciona inglês e espanhol, além de ser tradutora nesses dois idiomas. Nas horas vagas passeia de bicis pela Europa (ou será o contrário?) - Teresópolis/RJ - (21) 3642-2721 / 9210-1852 * ritamaga2003@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem