Relaxamento de Schultz - (Treinamento Autógeno)

Importante: Lembre que não tem que sair deste 'mundo' para entrar em auto-hipnose (ou seja, evite as ‘viagens astrais’). Pouquíssimas pessoas estão preparadas para fazê-las sem se sentirem angustiadas e isso vai contra o método em si. Pratique este exercício, no princípio, uns 10 ou 15 minutos. Depois vá tornando mais rápidas as sessões, até fazê-las automaticamente.

Este método leva mais tempo, é passivo, faz-se mais lentamente. Para facilitar, o ideal seria que você gravasse uma fita cassete com as instruções ou, então, veja no final do livro o item 'Acessórios’, como conseguir uma fita gravada por nós.

1. Fique em posição de cocheiro, sentado comodamente;

2. Faça respirações lentas e profundas;

3. Feche os olhos e tome consciência da tensão que o rodeia.



Sensação de peso

4. Concentre-se em seu braço direito e sinta-o pesado. (Localize a sensação de peso tocando).

5. Continue com todas as partes do corpo pesadas (braço esquerdo, pernas direita e esquerda, peito, mãos, pescoço, etc.)

6. Afirme mentalmente: ‘Eu estou completamente tranqüilo’.



Sensação de calor

7. ‘O braço direito está quente.'

8. Continue com todas as partes do corpo quentes (iguais ao item 5; todas quentes).



Harmonia cardíaca

9. ‘Meu coração bate forte e ritmado’ (colocar a mão no peito).



Harmonia respiratória

10. ‘Minha respiração é tranqüila e uniforme e meus pulmões são como um fole’.

11. Relaxe o plexo solar, aumentando e distribuindo a sensação de calor por todo o corpo. (Produzindo uma vaso-dilatação).

12. ‘Minha testa está fresca e lisa’ (fazê-lo somente por poucos segundos porque isso produz uma vaso-contrição).



Evitar:

Fazê-lo durante a digestão. O processo digestivo desconcentra mentalmente e concentra o sangue no estômago.

Dedicar muito tempo. O ideal seria 15 a 30 minutos diários.

Pular os exercícios (deve seguir a ordem).



Vantagens:

Relaxa e estabelece o bem-estar, 15 minutos deste exercício são iguais a duas horas de sono.

Diminui a tensão e aumenta a concentração.

Mantém a mente aberta e observadora todo o tempo e aumenta o rendimento.



Coisas a lembrar:

Repetir todas as auto-sugestões lentamente e com muita intensidade, fixando-as em sua mente. Quando for possível, combine as sugestões com imagens bem nítidas.



Para facilitar:

Imagine que enquanto faz um exercício vai descendo uma escada, sempre a mesma escada, que pode ser real ou imaginária, de madeira, metal ou pedra, interna ou externa, reta, em ângulo ou espiral, mas sempre a mesma. Isto facilita de tal modo que basta imaginar a escada diante de você para começar a automatizar o relaxamento por reflexo condicionado. Tente usar o máximo os sentidos (veja, escute, sinta, vivencie as sensações).

Leia Mais (no Vida Leve)

MÁRCIA MATHIAS é psicóloga, tem curso de hipnose pela SOHIMERJ e dirige a Clínica São Tomaz, em Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - (21) 2275-7233 / 2542-3666 * mathiaspsi@gmail.com * http://www.ibhep.com.br

** Este texto é uma adaptação de Dra. Márcia Mathias**

\r\nJá com o texto no ar o nosso visitante Sérgio Pacheco faz um adendo. \"Ao lado das observações da viagem astral e evitar usar o processo durante a digetão, está faltando uma importantíssima que é quanto aos riscos das sugestões sobre o \r\ncoração, quando o próprio autor é muito enfático quanto a isso, e também não \r\nhá indicação quanto aos cuidados ao sair do transe, para evitar incômodos \r\ncomo dor de cabeça, braços adormecidos etc.\"
\r\nPara nós, o ideal é que o aprendizado de tais técnicas sejam feitas supervisionadas. O texto reproduzido é utilizado em cursos que a Dra. Márcia Mathias desenvolve. Certamente que tais observações constam das aulas, mas concordamos com o Sérgio, que deveria constar também dos textos.

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