Casa Natural - Equilíbrio de Ambientes

Equilibrando o ambiente em que vivemos, através das Forças da Natureza



O ambiente em que vivemos possui ’Alma’. Para conquistarmos qualidade de vida (saúde física e equilíbrio emocional), precisamos estar em Harmonia com esta Alma e respeitar suas necessidades.

Alma é uma palavra que usamos para descrever a parte central ou integral de algo; é o Núcleo Vital. No sentido mais profundo, também descreve a essência de todo Ser Humano. É aquele Lugar Infinito, Eterno e Universal que está dentro de nós. A alma é um enigma, uma parte do que os índios americanos chamam de o Grande Mistério, ou seja, a Força Criativa que sustenta o Universo: Trata-se de um Princípio que dá origem à forma, mas que no entanto é incognoscível. Ela é ilusória por natureza, mas é preciso cuidar dela e nutri-la. Podemos compreender intuitivamente quais são suas necessidades. Ela é a substância dentro de nós que liga nosso corpo e Espírito às Forças mais poderosas do Cosmos.



As necessidades da sua Alma

A Alma precisa em casa, em primeiro lugar, de sentir que pertence a algo, que está verdadeiramente ligada a Terra, às suas raízes, ao seu Espírito. Em segundo lugar, precisa se sentir em segurança para que você possa ser você mesmo, ser criativo e trazer à tona sem receio o que você é. Em terceiro lugar, ela anseia por estar em Harmonia com os Ciclos mais amplos da Natureza. E, finalmente, sua Alma precisa de um Espaço Sagrado. Quando você reunir essas quatro condições, sua casa estará repleta de paz interior, tornando-se, então, a porta de entrada para Esferas Espirituais mais profundas.



O sentimento de pertencer a algo

Para que sua Alma se sinta equilibrada e feliz é fundamental que você encontre um lugar no Planeta onde se sinta realmente em casa. Em algumas culturas agrícolas, o recém-nascido é colocado sobre a terra para que seja gerado um sentimento de conexão simbólica entre a criança e a Terra Sagrada. Desse modo, mesmo quando a vida se apresenta difícil, existe sempre a sensação profunda de que essas pessoas pertencem a algo.

As pessoas na Cultura Ocidental moderna se mudam, em média, uma vez a cada cinco anos. Isso resulta em uma perda do sentimento de que pertençam a algo, o que se manifesta como um mal-estar subliminar. Na antiguidade, não era comum os Povos Nativos sofrerem, como as pessoas de hoje, de depressão e da falta de auto-estima. Isso pode ser atribuído, em parte, ao fato de eles estarem ligados, pelo sentimento, ao lugar em que viviam.

Sua casa deve proporcionar a sensação de que você pertence a alguma coisa, além de fornecer um contexto no qual você possa interpretar suas experiências de vida. Deve também ser um local de referência a que você deseja retornar, um ponto de apoio a partir do qual você se aventura no mundo e um lugar onde você sabe que reside seu coração. Para que você adquira o sentimento de que pertence a esse lugar é fundamental que você ’se ligue a terra’. Defina sua localização no Planeta.



A sensação de segurança

Ao criar uma casa para sua Alma, é fundamental que você a torne um lugar que transmita uma verdadeira sensação de segurança. Deve ser um local onde você não apenas se sinta fisicamente seguro, como também onde possa ser verdadeiramente você mesmo. A Alma precisa de um lugar no qual você possa explorar o que é e o que se tornar, um lugar onde você possa ser criativo e extravagante ou tranqüilo e silencioso.

Sentimo-nos mais seguros em um ambiente que realmente reflita quem somos. Assim como um sapato apertado impede que se ande com liberdade e conforto, uma casa que não expresse sua verdadeira Natureza restringirá sua capacidade de entrar em contato com as regiões mais profundas do seu ser e de explorar seu potencial. Você só é capaz de proceder assim quando se sente seguro.

Uma casa que se harmonize com o perfil da sua Alma subconscientemente ratifica que você é perfeito exatamente da maneira como é. Esse conhecimento o estimula a correr os riscos necessários para que você realize seus sonhos na vida. Uma casa que se ajuste a você fornece não apenas uma firme plataforma de lançamento a partir da qual você pode saltar em direção às suas aspirações, como também uma rede de segurança com a qual você sabe que sempre poderá contar quando as coisas não acontecerem exatamente da maneira como havia previsto.

Veja Também (na internet)

MARCIA DE SÁ é antropóloga, decoradora e consultora de feng shui - Rio de Janeiro/RJ * (21) 2242.0320 / 9432.7965 * casanatural@oi.com.br

Livros para quem quer ir mais fundo:
\r\n1) Denise Linn. Espaço Sagrado. Editora Bertrand Brasil
\r\n2) Beth Lima. Como Arrumar a Casa. Editora Record
\r\n3) Chris Campos. Casa da Chris. Editora Record

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br —\r\n
Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.
\r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem