Bostricomancia e Ptarmoscopia

Os dois nomes complicados mencionados no título não correspondem, na realidade, àquilo que possam estar pensando. Trata-se de duas formas de adivinhação, prática que, desde os tempos mais remotos da civilização, é utilizada para adivinhar o futuro.

A reunião do homem em clãs e tribos, saindo de sua fase nômade e fixando-se em determinados lugares com o conseqüente surgimento da agricultura e da criação de animais, fez com que ele tivesse mais tempo para parar, pensar e verificar os fenômenos da natureza.

O mistério da morte, os fenômenos físicos, que prejudicavam a sua plantação, que lhe traziam perigo; a sua preocupação com o amanhã, a não explicação para uma série de fatores, fez com que criasse deuses e procurasse nos oráculos a solução para os seus problemas.

Surgiram, então, diversas previsões.

Há uma diferença entre predição e previsão. A previsão pode ser feita por qualquer pessoa, baseando-se em fatos concretos. Podemos prever a temperatura, se vai chover ou não, o que vamos tomar no café da manhã etc.

Já na predição, a pessoa que a realiza, não tem conhecimento prévio do fenômeno e, na maioria das vezes a realiza sob transe.

Na história da humanidade, praticamente todos os elementos do reino vegetal ou animal foram utilizados como meio de adivinhação. Surgiram daí as várias mancias, artes de adivinhação.

A bostricomancia é a adivinhação realizada por meio de cabelos, através de sua forma, figura, movimentos e ondulações da cabeleira. Estuda-se também a disposição global, o penteado e as mechas.

Ter um cabelo alheio no ombro da camisa, anuncia uma notícia inesperada. Se o cabelo queima imediatamente ao contato com o fogo, significa longevidade; se não queima há possibilidade de afogamento. O aparecimento brusco de dois cachos sobre a testa pode significar viuvez ou infelicidade.

A ptarmoscopia é a adivinhação realizada por meio dos espirros.

Espirrar para o lado esquerdo significa infelicidade, sendo de bom presságio espirrar para o lado direito.

Deve-se evitar espirrar na noite do ano-novo, pois poderão surgir problemas financeiros durante o decorrer do ano que se aproxima.

Dois amantes espirrando ao mesmo tempo significa muita sorte.

Segundo a tradição celta, um recém-nascido ficará sob o poder de uma fada até o seu primeiro espirro. Segundo a sabedoria popular, um espirro significa desejo atendido; dois espirros, um beijo e três, alguma coisa maravilhosa.

Os dois tipos de adivinhação mencionados não têm efeito para os carecas e os alérgicos.

SÉRGIO SCHIEFLER, falecido, foi consultor esotérico (numerologia, astrologia e tarô) substitui, temporariamente, Gil Bello e, seu programa, na Tv Cidade, canal 9, de Teresópolis, quando esse viajou para a Espanha - Teresópolis/RJ

Loja Leve

Hospedagem