Transparência e Cidadania

Cidadania é algo que se faz e não que se ganhe de mão beijada. O que fazer então? Além de exercê-la individualmente, unir-se a entidades que batalham por essa cidadania. A Transparência Capixaba é uma dessas entidades. Você já leu a Cartilha Anticorrupção editada por eles? Ali é dado o caminho das pedras.

Estamos transcrevendo o último de seus boletins que nos chegou. Vamos fazer alguma coisa por nós?

Prezados

1 – Novamente o Brasil e o Espírito Santo voltam a ter como elementos centrais da atenção da sociedade casos de corrupção.

2 – Essa situação só reforça a bandeira que temos propugnado ao longo dos últimos anos de que a corrupção é um problema de gravidade no país e só será combatido com medidas estruturais que privilegiem a transparência pública e o controle social.

3 – Temos chamado atenção, também, para a necessidade de reforma de nosso sistema político onde medidas como o financiamento público de campanha, o controle social dos recursos partidários e a fidelidade partidária sejam elementos fundamentais.

4 – No que diz respeito à administração pública destaque-se, ainda, a necessidade de diminuição do número de cargos comissionados e de medidas que diminuam a burocracia e aumentem a eficiência, além, claro, ampliem o controle social e a transparência pública.

5 – Tudo isso, no entanto, só será conseguido com um forte processo de mobilização social. Somente a cidadania mobilizada conseguirá fazer avançar nosso país rumo a uma administração pública ética, participativa e transparente.

6 – Segue anexo texto de autoria do Secretário Administrativo da Transparência Capixaba, Rafael Simões, que expressa a visão da ONG no que diz respeito à situação nacional, intitulado Corrupção e crise e publicado no jornal A Gazeta de 08 de junho passado (quarta-feira).

7 – Além disso, a ONG se manifestou com a presença no dia de hoje de nosso Secretário de Projeto, Luís Filipe Vellozo de Sá, no Bom Dia Es (TV Gazeta) e no Jornal Local (TV Vitória) e com a participação de nosso Secretário Administrativo, Rafael Simões no programa CBN Cotidiano (Rádio CBN).

8 – O Ministério da Justiça que estava utilizando – sem nossa autorização – logomarca em tudo semelhante à da Transparência Capixaba para o seu Programa de Transparência, foi por nós notificado, pois a nossa marca está registrada no INPI, e já retirou a logo do ar. Lamentável episódio de pirataria por parte de um órgão do governo responsável, inclusive, pelo combate à pirataria.

9 – Na próxima semana, dando prosseguimento à campanha iniciada no mês de maio pela Transparência Capixaba e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo “Contra o nepotismo, pela redução do número de cargos comissionados e por maior eficiência do poder público” teremos nova reunião entre as entidades para programar novas ações.

10 – Vale destacar que, como parte das atividades, as entidades lançaram documento que será enviado para todas às Câmaras Municipais do Espírito Santo intitulado “O que esperar e cobrar das Câmaras Municipais e dos Vereadores” (segue anexo)

11 – A Transparência Capixaba reuniu-se esta semana com o Grupo de Acompanhamento do Legislativo da Serra para a discussão de atividades conjuntas. No próximo dia 11 de julho as duas entidades farão nova reunião para estabelecer um cronograma de atividades conjuntas.

Atenciosamente

Secretariado da Transparência Capixaba

Vitória, 10 de junho de 2005

Para lembrar:
Nosso site: http://www.transparenciacapixaba.org.br />
Nosso telefax: (27) 3227.6873

Nosso e-mail:
transparencia@transparenciacapixaba.org.br />
Nosso endereço: Rua Abiail do Amaral Carneiro, 191 sala - 408 – Enseada do Suá - Vitória - ES CEP: 29.055-220

Nossa sede conta com um estagiário no período da tarde no horário de 14h às 18h. As segundas-feiras pela manhã sempre têm algum membro da diretoria de plantão das 8h30min às 11h30min.

SUGESTÃO DO VIDALEVE
\r\nImprima a cartilha anticorrupção. Leia. Faça uma cópia e dê para um amigo sugerindo a ele fazer o mesmo que você fez (ler, copiar passando para um amigo com as devidas recomendações). Convide amigos para reunirem-se, ler a carftilha, discuti-la, propor ações a respeito. O Espaço Ser é um canal para divulgação de ações interessantes resultantes dessas discussões.\r\n

Loja Leve

Hospedagem