Transparência

Embora saúde seja o assunto mais visto pelo vidaleve, de tempos em tempos procuramos falar de nossos outros dois temas: cultura e saúde. Esperamos, no futuro, dividir equilibradamente os espaço. Temos, aliás, em relação à cidadania, um apanhado de informações que amigos nos mandam. Está na pauta consistir e publicar. Algumas coisas, entretanto, nos fazem pular outras e abrir espaço para elas. Um sentimento de urgência? Sim, ainda que outras também o tenham.

Mantemos um canal aberto com a Transparência Capixaba, um movimento que deveria estar nos mobilizando todos. Ah, se reclamar não fosse tão mais fácil...

Para quem não sabe, a Transparência Capixaba é uma entidade não-governamental sem vínculo político-partidário que visa combater a corrupção na administração pública (esse câncer que torna a nossa vida mais pesada e que assim continuará enquanto não nos dispusermos a participar de movimentos como esse).

Sem mais delongas e blá-blá-blá, estamos reproduzindo abaixo o texto do Boletim 006-2005 da Transparência Capixaba.




Prezados

1 – Já há algum tempo sem enviarmos notícias valem algumas lembranças e

destaques.

2 – O 4º Fórum Global contra a corrupção acontecerá em Brasília no período de 7 a 10 de junho próximo.

3 – Para dar base à participação dos capixabas neste importante Fórum o

Ministério Público do Estado do Espírito Santo organizou, no dia 9 de

maio, o 1º Fórum estadual contra a corrupção.

4 – O evento teve a participação como palestrantes do Secretário

Executivo da Transparência Brasil, Sr. Cláudio Abramo, e do Presidente da Auditar (Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas da União), Sr. Henrique Ziller.

Eles falaram, respectivamente, sobre “Instrumentos de mensuração da corrupção e a importância da informação” e “O sistema de controle externo brasileiro e a participação da sociedade civil no combate à corrupção”.

5 – Na parte da tarde forma organizados grupos de trabalho para a apresentação de propostas de combate à corrupção. Assim que a equipe de sistematização das propostas apresentar o documento final repassaremos para vocês.

6 – Para nossa surpresa descobrimos essa semana que o Ministério da Justiça plagiou a nossa logomarca para um “programa de transparência”. Já enviamos ao Ministério da Justiça um comunicado exigindo a retirada da logomarca do ar no prazo de dez dias e logo iniciaremos processo por utilização indevida de marca visto a mesma ter sido devidamente registrada por nós no INPI(Instituto de Propriedade Intelectual).

7 – Como resultado das pressões da sociedade capixaba contra inúmeras manifestações de corrupção e improbidade administrativa os poderes públicos continuam avançando em medidas de interesse público e social. A pressão pela realização de concurso público, pela diminuição dos cargos comissionados, contra o nepotismo, pelo controle social continua crescendo. Faça também a sua parte acompanhe os poderes de sua cidade, de seu estado e do país. Entre em uma ONG ou associação e acompanhe. É seu direito, é dever do poder público nos manter informado.

Atenciosamente

Secretariado da Transparência Capixaba (Vitória, 14 de maio de 2005)



Para lembrar:
.....Nosso site: http://www.transparenciacapixaba.org.br
.....Nosso telefax: (27) 3227.6873
.....Nosso e-mail: transparencia@transparenciacapixaba.org.br
.....Nosso endereço: Rua Abiail do Amaral Carneiro, 191 sala - 408 – Enseada Do Suá - Vitória - ES CEP: 29.055-220

Nossa sede conta com um estagiário no período da tarde no horário de 14h às 18h. As segundas-feiras pela manhã sempre têm algum membro da diretoria de plantão das 8h30min às 11h30min.

Leia Mais (no Vida Leve)

Loja Leve

Hospedagem