Espaço Novo Ser

Não nos tornamos ONG (ainda), mas ficamos conhecendo uma de nome parecido com o do nosso Boletim On Line, formada por pessoas fantásticas, interessadas e, mais que isso, que trabalham por um mundo melhor. Esse nosso mundinho só não está pior graças a elas, as pessoas que fazem! E nós preocupados com a nossa dorzinha de barriga...

O Espaço Novo Ser funciona à base do amor e do voluntariado. Alguns desses voluntários são paraplégicos. E nós preocupados com a topada do dedinho que nos fará passar alguns dias mancando... E daqui a uns dias já terá passado...

Não falemos de nós, mas dele, do Espaço Novo Ser, que pretende prestar ainda mais serviços. É claro, voluntário. Aliás, ele vai precisando, nesse momento, de mais voluntários: psicólogos e assistentes sociais.

Abaixo transcrevemos o texto que o Espaço Novo Ser normalmente encaminha às empresas. Você conhece alguma cujos dirigentes topam melhorar o mundo? Apresente-lhes a proposta do Espaço Novo Ser. É psicólogo ou assistente social disponível para o voluntariado? Entre em contato com eles!



Rio de Janeiro, 02 de maio de 2005

Prezados senhores,

Vimos, por meio desta, apresentar uma síntese das propostas e atividades realizadas pelo ESPAÇO NOVO SER, um Instituto sem fins lucrativos, cuja missão é oferecer um trabalho diferenciado e inovador, contribuindo para a evolução e reintegração das pessoas portadoras de deficiência física por lesão medular, onde receberão acompanhamento biopsicossocial. Além disso, proporcionar a elas condições de exercer suas vontades, anseios, potenciais e, inibir a todo custo qualquer forma de discriminação e exclusão, através de ações terapêuticas.

São vários os tipos de deficiência, mas interessa-nos enfocar mais detalhadamente o deficiente físico com Lesão Medular: aquele que possui acometimento completo ou parcial de um ou mais segmentos da coluna vertebral, tendo como conseqüência o comprometimento da função motora e/ou sensibilidade, conhecido comumente como tetraplegia ou paraplegia.

Defendemos que o compromisso do ESPAÇO NOVO SER deve ter como premissa a luta por direitos iguais, por oportunidades iguais objetivando a superação dos obstáculos predominantes. A intenção é, pois, contribuir com a produção de mudanças capazes de transformar a ótica predominante sobre a deficiência.

Concluímos, portanto, que através de um trabalho sério, competente e dedicado importantes e significativas mudanças de caráter quali-quantitativo poderão ser alcançadas, dentre as quais poderemos citar:

• A desmistificação da imagem da pessoa com deficiência;

• A reformulação e adequação da atual estrutura de atuação dos Centros de Reabilitação;

• Melhoria da qualidade de vida e bem-estar biopsicossocial;

• Ampliação da renda familiar (através da reinserção ao trabalho da pessoa com deficiência e do membro da família que se ocupava totalmente desta);

• Redução do número de deficientes com intercorrências clínicas;

• Diminuição do número de aposentados por invalidez.

Atualmente contamos com a participação de 48 (quarenta e oito) voluntários, sendo que 10% são formados por portadores de deficiência física. Atuam em regime de revezamento prestando serviços internos e externos em diversas especialidades (administração, contabilidade, jurídico, marketing e jornalismo, serviços gerais, informática, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicomotricidade, programação visual, artesões, assistência social, terapia ocupacional etc).

Vale salientar que na nossa concepção, reabilitar tem relação estreita e direta com a cidadania, que embora garantida por lei, na prática ainda necessita ser conquistada: seja através da conscientização dos poderes públicos e/ou privados, comunidades, instituições de ensino e, principalmente, profissionais de saúde ligados à reabilitação. Portanto, pretende-se que a idéia de promover a Inclusão Social através de Ações Terapêuticas seja largamente propagada atuando como incentivo na conscientização da sociedade para que se torne cooperadora destas ações.

Pelo exposto, solicitamos que seja gentilmente estudada a possibilidade de doação de alguns materiais, equipamentos e móveis como por exemplo:

• Computador, fax, máquina de xerox simples;

• Acessórios de informática: fone de ouvido, joystick;

• Materiais de escritório: pastas com elástico, papel, caneta, lápis, clips, quadro branco, papel para certificados, grampeador, furador, etiquetas, fleep-chart, entre outros;

• Materiais de informática: papel A4, cartucho de tinta, cd-rom;

• Materiais para uso de pessoas portadoras de deficiência: cadeira de rodas, cadeira higiênica, muleta, cinta elástica, cinta Putti, estabilizador de punho, estabilizador de ombro, almofada caixa de ovo, colchão caixa de ovo, triângulo de repouso (espuma);

• Materiais para uso do atendimento: thera band, sling e ponteira (Loja Expansão), espumas em geral, eletrodos, pesos, rolos;

• Móveis: estante-arquivo, mesa para computador, cadeira;

• Voluntários nas seguintes áreas: assistente social, psicólogo e designer gráfico.

Agradecemos sua atenção e nos colocamos à disposição para agendarmos uma visita, momento precioso em que teremos a oportunidade de apresentar melhor nosso trabalho.

Atenciosamente,

Sheyla Maria Mattos de Souza - Presidente curador - (21)9948-9823

Maria do Carmo Gonzalez - Presidente diretor - (21) 9996-9613



Instituto Novo Ser - CNPJ: 05.621.379/0001-70

R. Cristiânia, 249 – Cachambi – Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20780-290 - Tel: 3904-2614

http://www.novoser.org.br - novoser@novoser.org.br

Loja Leve

Hospedagem