BIP - Boletim Informativo do Pet (9)

Mais uma vez, estaremos substituindo nossas amigas do BIP. No número passado demos nossos palpites sobre a questão e observações apresentadas por visitantes do BIPBLOG. Desta vez, aproveitamos uma própria lebre levantada no vidaleve sobre nossa (nossa igual a: de nós todos) participação como cidadãos em relação aos servidores públicos eleitos por nós. Resolvemos elaborar uma carta a ser encaminhada. Além de sua remessa, pretendemos discutir questões a que ela se refere, através do contato direto, pelos canais abertos nos Conselhos Comunitários.

Prezado Senhor novo antigo Prefeito de Teresópolis,

Sabemos que seu tempo à frente da Prefeitura na legislatura que se encerra em 31 de dezembro de 2004 foi pequeno, já que, em seu início, o cargo ocupado era de Vice-Prefeito. Assim sendo, é possível que não tenha tomado contato com todas as responsabilidades que lhe cabem ou não tenha sido possível tomar todas as providências adequadamente. Tendo em vista que, agora, terá a sua disposição quatro anos, vimos apresentar algumas (de inúmeras outras que se seguirão) sugestões no intuito de facilitar sua tarefa de atender aos cidadãos. Seja àqueles por quem foi eleito ou não, mas aos quais cabe prestar contas e serviços.

A nossa indicação é quanto ao lamentável quadro do Canil da Prata que tem sido objeto, inclusive, fora do âmbito da cidade. Sem dúvida, pela farta documentação apresentada na mídia, a questão é de má administração. Não nos cabe descer a detalhes que uma Comissão de Inquérito isenta e qualificada poderia apurar. O fato é que o responsável pelo Canil não tem a competência que os cidadãos almejam. Não nos cabe, também, discutir aqui se, a ele, faltam os recursos que a Prefeitura deveria alocar. Eis, pois, as sugestões:

1. Demita ou transfira(*) o atual administrador do Canil da Prata para algum outro setor (preferivelmente o ADOPCON – arquivo de documentos para coisa nenhuma)

2. Abra as portas para a solidariedade dos cidadãos que desejam o bem da comunidade e dos animais. Ela já aconteceu em outras épocas e o resultado foi extremamente positivo (visite http://www.geocities.com/rainforest/vines/5011/canildaprata.html, lá no site está tudo descrito)

Na certeza de que tais medidas lhe acarretarão a contabilização favorável de votos numa próxima eleição, subscrevemo-nos.

Cordialmente.


(*) Alguns de nossos visitantes poderão ter achado curiosa ou inadequada essa sugestão. Independente de nossos sonhos e esforços por uma sociedade melhor, não podemos fugir à realidade do que vivemos hoje. É necessário deixar a inocência de lado e colocar as cartas na mesa.

Cargos de confiança e direção são preenchidos por interesses políticos. No caso dos eleitos, o interesse é atender, entre outros, à solicitação de cabos eleitorais (que, em conjunto, aumentam a possibilidade de se obter um número maior de votos), de amigos etc e tal. A competência costuma ser um fator pouco levado em consideração. Falamos da competência em prestar serviço à comunidade. Quando ocorre não passa de mero acessório.

No caso dos ocupantes dos cargos, os interesses mais comuns costumam ser o pecuniário e o poder. Nesse país, e provavelmente no mundo inteiro, feitas as honrosas exceções, o espírito público é muito menos encontrado que aquele chamado de porco.

Se você desejar também subscrever essa carta ao Prefeito, envie-nos seu nome completo e, no caso de votar em Teresópolis, o número do título de eleitor. Se preferir, faça sua própria carta e, se o desejar, envie-nos uma cópia para que a publiquemos no site.

Loja Leve

Hospedagem