Sintonizado com a lua

Quando for hora de agir, aja
Quando for hora de esperar, espere
Lao Tsé
Vivemos num mundo dualizado, em que "ter", "fazer", "agir" de forma compulsiva, competitiva e comparada é enfatizada. Um mundo de disputas, status e poder em que somos atirados ao nosso lado masculino (yang).

Nossa vida é complexa, repleta de pertences, compromissos e necessidades, que não nos permitem simplesmente "SER". Estamos cansados, sobrecarregados com a vida que levamos. Como fica o nosso lado feminino (yin)?

Ser feminino é ser harmônico, receptivo, estar no agora, aceitar, compreender, conhecer o momento de agir, o momento de esperar. Ser feminino é fluir.

As mulheres, instintivamente, sabem lidar com o tempo através da gravidez, a semente do crescimento através do corpo, a espera do ser que precisa estar pronto para nascer para o mundo. Os homens precisam conhecer um pouco mais esse tempo compreendendo a mulher e desenvolvendo sua própria sensibilidade, a ANIMA.

Homens e mulheres precisam estar abertos ao feminino para que seja criado um mundo de igualdade, equilíbrio e respeito.

A sintonização com as fases da lua nos traz de volta nossas raízes, o conhecimento que habita o nosso inconsciente, nos traz de volta o EU, íntegro e original.

Quando respeitamos os momentos naturais, vivemos de forma mais simples, usamos o tempo a nosso favor, maximizando o bem-estar e a harmonia.

O ciclo de lunação é rápido, repetitivo (29 dias) e muito bom para nos observarmos e efetuarmos mudanças.

O ciclo lunar começa na lua nova. Sol e lua juntos no céu (uma conjunção astrológica), momento de união fertilidade e interiorização. A lua está invisível, ofuscada pela luz do sol, a semente está sendo plantada e pronta para germinar. É o momento de começar.

No dia de lua nova aproveite para meditar, colocar idéias no papel, deixar que o lado instintivo aflore. Todas as possibilidades estão presentes. Ouça, perceba. É momento de simplesmente SER.

É bom anotar os acontecimentos do dia, como está seu humor, como está o tempo, insights, pois serão úteis num momento de avaliação posterior.

A lua começa a se afastar do sol e cerca de sete dias após a lua nova temos a lua quarto crescente. É o momento de agirmos.

É hora de fazermos escolhas, de colocarmos a "mão na massa". Sol e lua formam um ângulo de 90º (uma quadratura crescente), é o momento de enfrentarmos situações, de estarmos presentes, de nos lançarmos. É a hora da atitude.

A lua começa a se distanciar do sol e, no dia da lua cheia, eles estarão em oposição (180º). A luz refletida pela lua atinge atinje um ponto máximo e esse é um momento mágico para o nosso crescimento psicológico e espiritual.

A lua está plena, iluminada, visível no céu. Nossas sensações e emoções são aguçadas. É um excelente momento para avaliarmos a nossa vida. O que tenho feito? O que preciso fazer para que minha vida caminhe melhor?

Costuma haver um grande intercâmbio entre as pessoas na lua cheia. Os lugares públicos costumam estar cheios, as pessoas saem de casa, curtem a noite. Aproveite também!

A lua começa a diminuir fazendo o caminho de volta e chegamos à lua quarto minguante (90º), o ciclo aí chegando ao fim. É hora de cumprirmos os nossos acordos, obrigações e recebermos o resultado de nossos atos.

É hora de rever todo o ciclo nos desfazendo dos excessos, limpando, finalizando situações, para estarmos vazios e preparados para esperarmos as sementes que serão plantadas na lua nova.

Assim, amigos, nessa nova sintonia, aprendemos a fluir, a agir, esperar, chegar ao máximo, esvaziar e recomeçarmos (com a lua nova) um novo ciclo, com novas idéias, vivendo no presente, constituindo o futuro com as experiências colhidas no ciclo anterior, criando uma vida melhor.

Veja Também (na internet)

SONIA MARIA MOURA MATTOS – Engenheira Eletrônica, astróloga, pintora e artista plástica. Rio de Janeiro/RJ. Tel.: (21) 2268-8669 - soniammattos@uol.com.br

Loja Leve

Hospedagem