Relacionamentos

Desde tempos imemoriais o ser humano busca se relacionar com um outro ser humano. Sabemos que não é fácil, mas temos a tendência de jogar no outro e/ou nas circunstâncias externas as dificuldades que surgem desses relacionamentos.

A astrologia é um instrumento que traz através do mapa natal e da sinastria uma maior compreensão dessas dificuldades e, também, das nossas facilitações. A sinastria é a comparação dos mapas de duas pessoas, como elas interagem, fluindo ou sob tensão, em todas as áreas de suas vidas. Antes desse estudo, porém, é preciso analisar profundamente os mapas individuais dessas duas pessoas.

A questão principal que todos nós buscamos é: como viver um relacionamento harmonioso, saudável e feliz?

Há alguns anos venho fazendo parte de grupos de estudos de vários assuntos que, no fundo, estão interligados. Num desses grupos o autor escolhido é Eva Pierrakos. Em seu livro Criando União ela fala: 'Nascemos mulher e homem, e um anseia pelo outro, pois precisamos um do outro, precisamos unir-nos ao "outro" física, emocional e espiritualmente'. Nos capítulos 2 e 3 ela nos fala, respectivamente, sobre: "Os princípios masculino e feminino no processo criativo", "As forças do amor, de Eros e da sexualidade".

Como compreender esses ensinamentos através da linguagem astrológica?

A primeira coisa que me chama a atenção é: descobrir mais profundamente quem sou eu. É importante saber qual a minha motivação nessa vida, qual a minha essência. Não podemos ou não devemos negar a nossa essência. O sol no nosso mapa fala do princípio masculino do ser. Quais são as nossas ações e atitudes para conseguirmos aquilo que desejamos? É preciso ter energia, força, coragem para ultrapassar os obstáculos que nos impedem de alcançar o nosso objetivo. Não ficarmos presos à raiva nem a agressividade. A competição é saudável quando acontece no mundo esportivo. Ela não é necessária num relacionamento a dois. O Marte no nosso mapa é o princípio da ativação.

E como vão as nossas emoções? Contidas, represadas? Ou provocam inundações? Como somos, cada um de nós, na intimidade? Que padrões e hábitos arraigados de comportamento ainda não conseguimos assumir ou mudar? Somos pessoas autonutridoras, nutridoras do outro ou somos chantagistas emocionais? A lua fala da nutrição e quando associada a Netuno, ela traz o princípio da aceitação.

A Vênus no nosso mapa vai mostrar como nós damos e recebemos afeto e se somos pessoas que compartilham, pessoas cooperadoras. Então, como vai a nossa auto-estima? Quais são os nossos valores? Necessidade excessiva do outro? A questão da estabilidade financeira é forte nos seus relacionamentos? A Vênus fala do amor pessoal, ainda com posse, com presença, com sensualidade. A Vênus em harmonia com Netuno traz o amor incondicional e, também o princípio da não-interferência.

Mas para que o relacionamento aconteça é preciso haver troca, diálogo. Para isso é necessário desenvolvermos a capacidade de comunicação e de percepção que Mercúrio nos dá. Mercúrio fluído com Saturno nos traz a arte de saber ouvir, falar e calar na hora certa.

Será Mercúrio a ponte (Eros) entre o sexo (Marte) e o amor (Vênus)?

Só o tempo nos dará as respostas. É preciso, no entanto, não perder o entusiasmo, as oportunidades (Júpiter) que surgem nos nossos caminhos. É preciso, também, assumir o compromisso e a responsabilidade (Saturno) em mudar (Urano) aquilo que podemos e devemos mudar. Além de aceitar e entregar com fé (Netuno) o que não podemos mudar porque não depende de nós. Fazer as transformações necessárias (Plutão) sem resistências inúteis. Só então poderemos nos tornar seres mais verdadeiros sendo realmente quem somos.

Veja Também (na internet)

SANDRA MARIA DE ARAUJO – Astróloga, Terapeuta Floral, Reikiana (3º grau). Rio de Janeiro/RJ. Tel.: (21) 3353-4393 / 9362-6714- samaaraujo@yahoo.com.br (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem