Prezado(a) Senhor(a)...

"Prezado(a) Senhor(a)..." É assim que aqui no vidaleve pretendemos iniciar nossas cartas aos vereadores e prefeitos que, recentemente, tenhamos eleito. Concordamos plenamente com Bertolt Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política nasce o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra e corrupto”. Concordar, convenhamos, é um mero ato intelectual que não se traduz em resultados práticos. A menos que faça alguém agir. O ato intelectual, ainda que muitas vezes necessário não é suficiente. Algo tem que ser feito.

O que fazemos nós após uma eleição? Muitas coisas como, por exemplo, esquecê-las e viver a nossa vida. Sem lembrarmos que o resultado da eleição e da ação daqueles que elegemos afeta a nossa vida. É extremamente curioso esse comportamento. Se você fosse um empresário e contratasse uma pessoa para realizar determinadas tarefas e ele não as fizesse, o que você faria? Se você fosse um(a) dono(a) de casa e contratasse alguém para limpar sua casa, cozinhar para você, lavar e passar sua roupa (ou mandá-la para que fosse lavada e passada) e essa pessoa não o fizessem ou o fizesse mal, o que você faria?

Aqui nós temos algumas coisas interessantes. Essas pessoas do ”que você faria?” poderiam ser imediatamente despedidas. Certamente não seriam recontratadas por você. É verdade, algumas pessoas o fariam, mas certamente em número reduzido. Já os eleitos, só 4 a 5 anos depois. Pior ainda, são eles, não nós, que determinam os salários, gratificações e vantagens deles. Além disso, muitos de nós os reconduzimos a seu cargo, apesar de todas as evidências de que não são aptos para suas tarefas. Isso tem solução? Terá se você e eu fizermos alguma coisa. Se você duvida acompanhe o que o movimento Transparência vem fazendo. Só tem um problema: tem que fazer! É muito, mas muito mais difícil do que falar e reclamar.

Para nos prepararmos, teremos tempo até janeiro de 2005, quando os novos eleitos tomarão posse. Vamos ver o que o vidaleve pode fazer para facilitar seu acesso, via Internet, às prefeituras e câmaras. Por ora, aqui vai o modelo de uma das cartas que vai ser enviada. Use-a e modifique de acordo com a sua realidade ou o que você considera importante, mas não espere até janeiro. Cidadania já!

Prezado senhor,

Ao lhe dar meu voto o fiz sem muito conhecimento a seu respeito. A indicação de uma pessoa amiga me foi o bastante naquele momento. Hoje, entretanto, algumas preocupações me chegam, já que o senhor será o representante de meus interesses. Não de meus interesses pessoais, mas os coletivos, como cidadão. Ainda que tardiamente e apenas como início de nosso relacionamento, gostaria de receber algumas respostas que me podem ser passadas por e-mail (mowaldek@ig.com.br). Caso prefira o contato telefônico ou pessoal é só indicá-lo que farei o retorno necessário.

1. Que alterações pretende introduzir na legislação municipal durante seu mandato que se inicia em janeiro de 2005? O que as justifica? Qual a possibilidade de serem aprovadas?

2. Qual a sua visão sobre a relação entre salários, gratificações e outras vantagens que recebe o legislador eleito pelo povo e o salário mínimo?

3. Qual a sua visão sobre o número de vereadores, as necessidades legislativas e o interesse da população?

Para começar, bastam estas três perguntas. Há outras, que irei formulando na medida em que as respostas me cheguem.

Atenciosamente.

Moacyr Waldeck – título de eleitor 001965368396

Loja Leve

Hospedagem