Gordura Hidrogenada - Preparação, Consequências

A hidrogenação é um processo químico no qual se realiza a adição de hidrogênio às duplas ligações da molécula de óleo. O resultado é um óleo escuro, de odor desagradável e impróprio para consumo. Daí as operações seguintes de filtração, branqueamento e desodorização transformando-o num produto claro, sem odor, de consistência sólida, com maior durabilidade. Para essas operações, os óleos são aquecidos a altas temperaturas (124 a 300ºC) que, além de destruir substâncias essenciais, formam os peróxidos (substâncias envolvidas na formação de tumores). Nesse processo usam-se solventes químicos, metais pesados, como o níquel, e a soda cáustica.

Como conseqüência da ingestão dessa gordura (chamada trans), o organismo tenta aproveitá-la em reações químicas. Depois da reação já bem adiantada, o organismo percebe que está trabalhando de forma errada, mas aí já é tarde, ou seja, esses ácidos graxos trans competem com os ácidos graxos essenciais (AGE), causando sua deficiência. Por outro lado, embora essas gorduras não possuam colesterol, a sua molécula por ser trans comporta-se como se fosse colesterol formando placas de gordura depositadas na parede interna dos vasos, causando sua obstrução ao longo do tempo.

CLEONEIDE TAVARES DA COSTA é nutricionista (CRN 04-3263), graduada pela UFPB, pós-graduada em nutrição clínica pela UFF, tem cursos de aperfeiçoamento em Nutrição Ortomolecular, em Prescrição de Fitoterápicos em Nutrição em Estética e de atualização em Nutrição em Estética, Coordenadora dos Programas VAN e de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de Teresópolis/RJ, Multiplicadora do IUBAAM e do HIAC, atende mulheres no Climatério em ambulatório da rede pública e rede privada, atende mulheres durante o pré-natal e nutrizes, quanto às técnicas de amamentação, na rede pública e privada, prestou consultoria a empresas em Teresópolis, atuou no spa do Le Cantón. * Teresópolis/RJ (21) 9290-9136 - cleo.nu.tri@hotmail.com *reprodução de texto de sua apostila distribuida no curso teórico-prático Soja e Alimentos Funcionais onde, além das receitas, dá dicas de nutrição (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem