Yoga como terapia

Acredito que não se refere unicamente à medicina oficial a ciência ou a arte de curar. E é como arte com características científicas que surge em Yoga o aspecto terapêutico, ainda que a terapia não seja um campo específico desta matéria. Apesar disso, Yoga tem, necessariamente, ligações e reflexos sobre as diversas áreas da saúde humana.

O Yoga atua como um processo de educação e reeducação dos princípios relativos à personalidade humana, isto é, atua sobre os níveis físico, emocional, mental, diminuindo o estresse psicofísico, causas hoje amplamente aceitas como fatores desencadeantes de um sem número de transtornos, dores e doenças. Poderíamos dizer, então, que o Yoga é um suporte, um produto adicional para a saúde do indivíduo, resultando de suas indicações higiênicas, preventivas e restauradoras.

Particularmente com referência às diversas doenças, o Yoga aconselha uma posição e atuação não específicas. Isto significa que não basta tentar eliminar os sintomas através de alguma técnica psicofísica ou mental. É necessário trabalhar sobre o complexo processo que desencadeia o problema. Isto implica em observação, auto-análise, reeducação e disciplina.

No nível físico, a utilização dos recursos preconizados pelo Yoga gera uma condição mais sátvica, ou seja, equilíbrio e ritmo. Esta condição, por sua vez, influi no estabelecimento de um estado de consciência lúcido e ativo. Com uma atitude mental equilibrada e o conhecimento de técnicas adequadas, é mais fácil desenvolver rotinas e hábitos sadios. O resultado será a reorganização vital que promove a saúde.

Leia Mais (no Vida Leve)

DAGMAR KREBS tem especialização em Yoga Clássico pelo Yoga Instituto de Bombaim (Índia), é membro fundador da Asociação Brasileira de Professores de Yoga e membro do Sindicato de Profissionais de Yoga do Estado do Rio de Janeiro - Teresópolis/RJ - (21) 2743-0625 / (21) 9924-1792 - dagkrebs@terra.com.br

Loja Leve

Hospedagem