Cooperativa - uma ação cidadã

No século 19, na Inglaterra, foi iniciada uma cooperativa que, dentre as criadas formalmente, viria a se tornar a primeira a dar certo. Essa instituição foi notícia recente como financiadora de projetos sociais no Brasil.

Os fundadores dessa instituição não eram Mestres ou Doutores, nem tampouco Economistas ou Administradores de Empresa. Eram, simplesmente, operários que viviam endividados. Divergiam entre si não apenas religiosamente, mas em concepções de como melhorar suas vidas. O que teria, então, transformado aqueles paupérrimos em pessoas que, através da cooperativa que montaram, além de poderem morar melhor, livraram-se de suas dívidas, passaram a ter dinheiro no bolso e até constituírem uma poupança?

O nome da instituição oferece-nos pistas: Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale.

Quem são pioneiros? Indivíduos providos de um espírito forte, capazes de enfrentar e vencer adversidades, o medo. Não apenas o seu, mas o de uma sociedade que tenta contrariar a vida. Como? A vida é uma constante transformação e a maioria de nós espera que hoje seja exatamente como ontem e amanhã como hoje. O pioneiro é o indivíduo que se lança, que desbrava e não o que fica medrosamente aguardando que algum vento favorável venha lhe favorecer ou que algum mocinho ou herói venha lhe salvar.

Probo é mais do que honesto, pois que a ocasião faz o ladrão. Por maior que seja a oportunidade o probo sempre respeitará o alheio. A probidade é algo que vem de dentro e não apenas o resultado de alguma coerção externa, de um policiamento que nos faça andar na linha. O probo não está, ele É. E, por esse seu ser, ele respeitará também a religiosidade e as idéias do outro, mesmo que discordando e argumentando acerca de suas convicções.

Essa união e a escolha adequada de princípios e propostas é que fez prosperar o cooperativismo. Hoje, até mesmo no Brasil, temos cooperativas, ainda que algumas o sejam só de nome, pois parecem pertencer a um grupinho que se perpetua no poder trocando as cadeiras que ora um, ora outro ocupam. Se o fazem é pela incompetência e pela incapacidade de seus associados compreenderem o verdadeiro significado do que seja cooperativa, cooperação. Felizmente para nós as cooperativas que não deveriam ter direito a usar esse nome não se constituem como maioria. Infelizmente para nós, o número de cooperativas no Brasil ainda é pequeno quando confrontado com outros países.

A cooperativa é uma Instituição que é essencialmente democrática, que se propõe à melhoria da qualidade de vida de seus associados e da sociedade como um todo, entendendo-se aí não apenas condições materiais imediatas, mas outras como a cultura e outros ganhos que não mensuram por quantidades monetárias.

Loja Leve

Hospedagem