Cogumelo Shiitake

É crescente no mercado brasileiro o consumo do cogumelo shiitake (lentinula edodes). Ele ganhou popularidade não apenas por seu cultivo orgânico, mas, principalmente, por suas propriedades nutricionais e terapêuticas. É rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas, sais minerais e fibras. É oriundo da China e do Japão. Neste último país onde sempre foi considerado um elixir e fonte da longa vida, seu consumo atinge milhares de toneladas / ano.

Nas pesquisas em universidades japonesas (National Center of Canceroloy of Kobe, Medical Colege of Mie, Woman's Pharmacy College of Kobe, University of Thohoku, Medical College of Toyam, Medical College of Kobe, University of Yamaguchi, University of Ibaragi, Woman's University of Ocha-no-Mizu) e em americanas (University of Michigan, National Center of Health Research, University of California) foram detectadas, entre outras, as substâncias lentinan, ácido ribonucleico, ertadenin, glicoproteína, proteína básica, ergosterol, lentionin cujas ações terapêuticas são: inibição de câncer e tumores, impedir a multiplicação do vírus da gripe, abaixar o nível de colesterol, estabilizar a pressão sangüínea, impedir a multiplicação do vírus da AIDS, impedir infecções através de vírus.

Fácil de preparar, o shiitake é para os gourmets de nossos restaurantes mais sofisticados e mesmo para os cozinheiros do dia a dia um produto que permite dar asas à imaginação. Cada um pode criar seus próprios pratos, pois o shiitake pode ser frito, assado, cozido ou refogado e saboreado quer como entrada, acompanhamento ou prato principal. De paladar específico, ele dá um trunfo a mais em qualquer receita pois permite as mais varridas combinações, seja com massas, aves, peixes e carnes. Seu aroma dá uma sofisticação a mais em qualquer prato, desde a simples sopa ou salada, até os cardápios mais elaborados.

Paulo Guerra é produtor de Cogumelo Shiitake em Teresópolis/RJ (21) 2742-0903.

Loja Leve

Hospedagem