Papo Sem Fim - Medo (1)

© Olga Vasilkova | Dreamstime.com * Licenciado sob RF-LL termos
http://pt.dreamstime.com/oh-my-god--imagefree267934
Nossas vidas são regidas pelo MEDO. É ele que nos gera exageros e sustos. Vivemos assustados, exagerados... e mal. Por nossa própria escolha.

As escolhas vão ficar para nosso próximo papo, Falemos do medo. Ele varia de pessoa para pessoa e de nós mesmos para nós mesmos. Como resultado de nossas experiências e do que introjetamos. É curioso. A experiência nos deixa marcas e as marcas vão influenciar nossos medos que, por sua vez, influenciarão nossas experiências. Em realidade são múltiplos os fatores e, muitas vezes, a nossa consciência e nosso lado racional têm pouca influência sobre nosso comportamento.

O medo está sempre presente nas nossas relações com o mundo. Maior ou menor, mas sempre presente. Quando uma situação se desfaz, normalmente nos recuperamos do medo (e do estresse). Normalmente, pois a memória vai fazer uma diferença. É curioso. A pedra que quase nos esmagou ficou para trás, o carro que quase nos atropelou já foi embora. Acabou, mas ficou o medo. Medo de alguma coisa que já se foi (às vezes o medo é de uma coisa que ainda não veio, logo não existe), mas, ainda assim, o medo já chegou e pode ficar por um bom tempo. Como foi dito: a consciência e nosso lado racional pouca influência têm.

Moacyr Waldeck é psicólogo, CRP 05-21093, atua clinicamente, trabalha com grupos de redução de peso em apoio ao combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação (21 2743-6452).

Loja Leve

Hospedagem