O SHIATSU, técnica da medicina oriental, é uma terapêutica essencialmente preventiva visando harmonizar o homem e a natureza nos planos físico e psíquico. O SHI (dedo) ATSU (pressão) é, portanto, usado no reequilíbrio energético do corpo.
Para os orientais a energia vital (KI ou C'HI) é a força natural que deu origem a todos os fenômenos e substâncias. Apresenta-se sob dois aspectos, ao mesmo tempo, antagônicos e complementares: YIN (contração, destruição etc) e YANG (expansão, criação etc). O YIN e YANG são duas polaridades surgidas da grande expansão infinita. Sua combinação é responsável por todos os fenômenos da natureza.
As recentes pesquisas no ocidente vieram comprovar o que, por séculos, o oriental já sabia: existe uma forma de energia que circula pelo corpo humano em diversos meridianos ou canais energéticos. Destes, os principais são em número de doze e compõem a chamada Grande Circulação, que se relaciona aos principais órgãos e vísceras de nosso corpo.
É necessário um diagnóstico e, se possível, um prognóstico para resultados terapêuticos eficazes. Por inúmeros procedimentos, avalia-se onde a energia esteja em excesso (YANG) ou em baixa (YIN) nos meridianos. A seguir, realiza-se neles, uma seqüência de pressões, chamada KIHON, visando o equilíbrio da energia do paciente. O SHIATSU é indicado para a prevenção de doenças, melhoria da circulação sangüínea, alívio das dores de cabeça, da coluna, tensão, estresse etc.