Turquia Está na Moda

Turquia é o destino turístico do momento. Ela está em todos os lugares: jornais, revistas, agência de viagens e principalmente nas feiras de turismo. E todo esse alvoroço não é pra menos, pois a Turquia é um país fascinante. A cidade mais famosa e visitada do país é Istambul, e um dos motivos é a sua localização privilegiada, num ponto de união entre o Oriente e o Ocidente, ou seja, uma parte dela se encontra na Europa e outra a Ásia.

Batizada como Constantinopla, Istambul foi objeto de desejo de bárbaros e outros conquistadores. Nela estão concentrados os principais monumentos históricos e religiosos do país, e além disso é a cidade mais cosmopolita da Turquia. É dividida em duas regiões: a região de Bezoglu (o lado moderno) e Eminonu (o lado histórico). Seus principais atrativos turísticos são:

- Mesquita Azul: erguida entre os anos de 1609 e 1616, seu nome vem dos azulejos que decoram a parte interna da mesquita, são mais de 20 mil peças de azulejos iznik feitos a mão. Possui 250 janelas e centenas de tapetes de oração. (fica fechada durante as orações mulçumanas)

- Basílica de Santa Sofia: criada em 537, a basílica tem 1.474 anos. Seu nome significa “Sabedoria Sagrada”. A parte interna foi construída para ser uma representação do céu, e também é decorada com símbolos do alfabeto árabe. Hoje é um museu que teve seu interior todo reformado, e o final da sua última reforma se deu no ano de 2010. (aberto de terça à domingo, das 8h às 17h, entrada custa 10 euros)

- Palácio de Topkapi: construído no século 15, nele viveram governadores e sultões. Tudo impressiona no Topkapi, desde os seus tesouros e jóias espetaculares (contém a coleção mais rica do mundo) até a sala de leitura do sultão que guarda as relíquias do profeta Maomé (seus dentes, fios de barba, espadas). Além disso possui um harém de 400 quartos. (aberto às segundas, quartas à domingo, das 9h às 17h, custa em média 7 euros). www.topkapisarayi.gov.tr

- Grande Bazar: ocupa 35 hectares com oitenta ruas e quatro mil e quinhentas tendas. (funciona de segunda à sábado, das 9h às 17h) www.kapalicarsi.org.tr

Para fechar a sua visita a Istambul com chave de ouro faça um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo. Durante o passeio você verá os palácios e palacetes que pertencem às famílias ricas da cidade, a maioria está localizada às margens de Bósforo.

Outras dicas sobre a Turquia são importantes, mas ficarão para nosso próximo papo. Se a curiosidade for demais é só entrar em contato comigo, terei o maior prazer de antecipá-las para você.

PAULA BRANDÃO - formada em Turismo (UFF), atua como consultora particular de viagens e planejamento de sua viagem de forma personalizada. * Rio de Janeiro/RJ * (21) 9660-7373.- paulabrandao@live.com

Referências:
\r\nRevista Viagem e Turismo, maio 2010, ano 16, número 5, edição 175, Editora Abril.\r\nRevista Viaje Mais, outubro 2010, ano 10, número 113, Editora Europa.\r\n

Loja Leve

Hospedagem