Transtorno do Pânico (1/2)

Copiada da Galeria de Ale J Ven - direitos: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/deed.pt Conceito

O Transtorno do Pânico é caracterizado essencialmente pela presença de manifestações gravemente ansiosas que não tenham sido desencadeadas, inicialmente, pela exposição a uma situação específica. Com a recorrência dos sintomas de grande ansiedade, surge o medo de sofrer novos episódios e a pessoa começa, então, a evitar locais e situações. Frequentemente, o Transtorno do Pânico fica associado a sintomas de outros transtornos ansiosos, como os de Agorafobia (ansiedade acerca de estar em locais ou situações das quais escapar poderia ser difícil) e Fobias Específicas (medos específicos, como de elevador, de escuridão, de andar de avião).

Ansiedade

Ansiedade é uma manifestação natural do ser humano, que tem o intuito de nos ajudar a reagir a situações ameaçadoras, com a atitude de luta e fuga.

Imagine que você está atravessando a rua quando de repente um carro, à toda velocidade, vem em sua direção, buzinando freneticamente. Se você não experimentasse absolutamente nenhuma ansiedade, teria mais chances de ser atropelado.

Quando a ansiedade se torna problema. O problema se estabelece quando a nossa ansiedade passa a surgir em situações inofensivas.

Somos tendenciados a não aceitar o fato de não encontrarmos uma explicação para alguma coisa. Devido a isso, em muitos casos, quando as pessoas não conseguem explicar seus sentimentos, elas começam a achar que o “erro” está nelas. Ou seja, “se nada exterior está me deixando ansioso, então deve ter algo de errado comigo mesmo”. Nesse caso, o cérebro pode inventar uma explicação como “eu devo estar tendo um ataque cardíaco, convulsão, posso estar morrendo, perdendo controle ou ficando louco”.

Um ataque de pânico inicial representa um "alarme falso " em que demasiada ansiedade é vivenciada. Então, após o primeiro ataque, algumas pessoas ficam apreensivas e hipervigilantes quanto a manifestações físicas da ansiedade. Temendo novos ataques, desenvolvem interpretações distorcidas e catastróficas em torno dessa possibilidade. Na medida em que a pessoa detecta a ansiedade e a entende como ameaçadora em si, a ansiedade aumenta.

Em indivíduos com Transtorno de Pânico crônico (que se estende ao longo de bastante tempo), que não foi tratado, a crença de terem uma doença ameaçadora à vida pode levar a uma ansiedade debilitante e a excessivas consultas médicas.

Sinais

Abaixo citamos alguns sintomas físicos característicos do ataque de pânico:

Palpitações ou ritmo cardíaco acelerado; / Suor excessivo / Tremores / Sensações de falta de ar / Dor no peito / Náusea ou dor abdominal / Sentimentos de estar destacado de si mesmo / Dormência ou formigamento.

Alguns dos seguintes pensamentos estão associados aos sintomas físicos:

De desmaio / De perda do controle / De que está tendo um ataque cardíaco / De que irá morrer / De enlouquecer / De que vai participar de uma cena embaraçosa / De que não irá conseguir chegar em casa.

Estas afirmações não são claramente conscientes e acabam por enviar a seguinte mensagem a seu corpo: “prepare-se para o pior”.

CARINE CAMPOS, CRP 06/92390, é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental, especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP-SP, afiliada à American Psychological Association. Atende crianças, adolescentes e adultos (individual e casal). Sâo Paulo/SP * (11) 8494-2788 / 3010-0023 * http://www.carinecampospsicologa.com * carinecampos@carinecampospsicologa.com\r\n\r\n

APOIO BIBLIOGRÁFICO
\r\nRANGÉ , Bernard P., BORBA, Angélica G. Vencendo o Pânico – Terapia integrativa para quem sofre e para quem trata o transtorno do pânico e a agorofobia. Editora Cognitiva
\r\nROSS, Jerylin – Trd. Pedro Maia Soares. Vencendo o Medo – Um livro para pessoas com distúrbios de ansiedade, pânico e fobias . Editora Ágora

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro —arabescopapelaria@frinet.com.br Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria. A Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem