Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2/2)

Como pode ser observado o processo e o progresso da Terapia Cognitivo-Comportamental é fruto da parceria entre terapeuta e paciente, dependendo de ambos seu sucesso. O paciente tem possibilidade de acelerar ou atrasar seu tratamento e seus resultados de acordo com sua maneira de agir e comprometimento.

De forma geral a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental permite rapidez nos resultados, assim como grandes mudanças no indivíduo (de acordo com seu desejo). Este processo promove autoconhecimento, aprendizado de novas habilidades assim desenvolvimento das que já existem, maior controle de seus pensamentos /emoções/ comportamentos, além do tratamento de alguns transtornos.

Seguem abaixo alguns dos transtornos para os quais a Terapia Cognitivo-Comportamental é muito eficiente e eficaz (alguns dos transtornos necessitam de acompanhamento psiquiátrico – talvez momentâneo – para viabilizar e facilitar o processo psicoterapêutico):

* Depressão: visão negativa de sim, dos outros e do futuro.

* Hipomania ou episódios maníacos: visão inflada de si, dos outros e do futuro.

* Comportamento suicida: desesperança e conceito autodesqualificador.

* Ansiedade generalizada: medo de perigos físicos e psicológicos.

* Fobia: medo de um perigo físico ou mental iminente.

* Estado paranóide: visão dos outros como manipuladores e mal intencionados.

* Transtorno conversivo: idéia de anormalidade motora ou sensória.

* Transtorno obsessivo-compulsivo: pensamentos continuados e persistentes sobre segurança; atos repetitivos para precaver-se de ameaças.

*Anorexia e bulimia: medo de ser gordo e não atraente.

* Hipocondria: preocupação com doença insidiosa.

Leia Mais (no Vida Leve)

Thaís Petroff Garcia é Psicóloga (PUC-SP) e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental. Mestranda pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP e Especializanda em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva, é membro da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva e da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. É formada em PNL pelo Instituto de Performance Humana Continuum, certificada pela American Board of NLP. É Master Coach pela Graduate School of Master Coaches, certificada pelo Behavioral Coaching Institute e reconhecida pelo International Coaching Council. Possui também formações em Executive Coaching e em Personal e Professional Coaching, ambas pela Sociedade Brasileira de Coaching, da qual faz parte do grupo de membros. São Paulo/SP * (11) 3473-8868 / 8093-7134 * thais.petroff@gmail.com * http://thaispetroff.wordpress.com/

Loja Leve

Hospedagem