Terapia de Casais (Parte 01)

Geralmente quando o casal procura um psicólogo, a crise já está instalada. Por isso, algumas pessoas consideram a terapia de casal como um processo acelerado para a separação. Na realidade, muitas vezes a terapia impede que a separação aconteça, pois passa a ser a oportunidade, pelo menos inicialmente, de no momento da sessão psicoterápica, expressarem os sentimentos que estão abafados há muito tempo. A hora da terapia passa a ser a chance de “acertarem os ponteiros”, de falarem e serem ouvidos.

A falta de diálogo costuma ser a razão principal para que duas pessoas tenham dificuldades de conviver. Acontece um diálogo de surdos. Os dois falam e ninguém escuta ou os dois emudecem. Quando se questiona porque a pessoa não fala o que sente ou pensa, muitas vezes responde “Pra que? Ele(ela) já sabe...” Mas quem disse que já sabe? E se souber e precisar escutar novamente?

Muitas vezes a dificuldade é de elogiar, e dizer que ama. Outras vezes a pessoa está insatisfeita, decepcionada, magoada, porém, por medo da reação do(da) parceiro(a), não tem coragem de expressar e vai acumulando sentimentos que vão contaminando a relação, que vai ficando cada vez mais difícil.

Vejamos alguns exemplos... no próximo boletim...

Leia Mais (no Vida Leve)

LÚCIA DE ROSE, psicóloga (1973), CRP 05-0795, formação em Psicodrama, terapeuta floral há 15 anos, pós graduada (Psicossomática), atuação em clínica há mais de 20 anos e por mais de 5 dirigindo o Portal Violeta - Espaço de Terapias Cultura e Arte (estudos, atendimentos terapêuticos, danças e oráculos, objetivando o bem estar, equilíbrio e a vida saudável nos aspectos físico, emocional, social, mental, energético e espiritual) - Rio de Janeiro/RJ * (21) 9875-6012 * luciaderose@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem