Considerações Astrológicas (3)

Minha cara amiga, como você sabe, estou começando em astrologia, mas vamos ver o que posso dizer com o que já aprendi. Irei, ao longo dos anos de aprendizado, desfiando para você o seu mapa natal. Acho que estou lançando uma nova moda: o mapa natal... homeopático. Pode ser bom... pode ser mau (se a ansiedade tomar conta de você).

Quando peguei os dados para elaborar seu mapa natal você me disse: “já sei que sou Touro...” Afinal, o que é ser Touro? Uma coleção de pessoas clonadas? Esse é um engano muito comum: confundir o signo solar com essa complexidade indicada por um mapa natal e mais o livre arbítrio que define cada individualidade, cada ser humano.

Seu sol, ou seja, por onde ele transitava quando você nasceu, diz uma das inúmeras coisas! Poderá dizer, por exemplo, que essa é a sua essência, como um imã que vai puxar você para um tipo de comportamento... com várias facetas. Poderá dizer, também, que isso é algo sobre o que você PRECISA APRENDER no convívio com você mesmo e com as ações do mundo.

Tudo o que for apresentado a você deve servir como um indicador, como um sinal para que você possa se entender, entender como reage ao mundo e escolher a melhor forma para se relacionar com ele. O tempo todo, a nossa vida é relação. Conosco e com o mundo.

Qual será a melhor forma de ser você? A escolha é OBRIGATORIAMENTE sua. Mesmo quando você só faz aquilo que os outros dizem que você deve fazer. VOCE ESCOLHEU isso! Talvez porque essa seja a sua essência (fazer o que os outros dizem), talvez porque você escolheu contrariar sua essência ou, como podemos dizer astrologicamente, resolveu usar o signo oposto ao seu (polaridade), ir para a sombra. Note que isto não são afirmações sobre suas escolhas. Estou, por ora, levantando lebres.

Você não teve escolha? Teve sim... a de empurrar-se para um beco sem saída. Se esse não escolher, como o seu, fosse verdadeiro não existiriam os conflitos do mundo. Apenas uma meia dúzia de pessoas diria o que milhões de pessoas têm que fazer e essas, por não ter escolha, fariam. O conflito não seria entre as pessoas, mas das pessoas consigo mesmas... por serem obrigadas a fazer o que não querem porque elas não têm escolha. Por acaso você não entra em conflito com outras pessoas?

Mas isso são apenas considerações. Vejamos quais as características de TOURO.

É um signo terrestre, fixo.

A Terra atrai para o que é material, materialista. (O ar para as idéias, o mental; a água para o emocional, as emoções; o fogo para o entusiasmo, a expansão).

Lembrando que a sua individualidade é explicada por múltiplos e não apenas um ingrediente, falemos de um deles, o seu Sol. Touro aí colocado diz que sua essência (ou o que você precisa aprender ou saber lidar) é o materialismo. O Touro é muito ligado à matéria, aos objetos, às posses materiais.

Isso pode ser uma fonte de conflitos, você não acha? Olhe-se, saindo de você, como se você fosse uma outra pessoa e não você mesma. Não é apenas o mundo que causa conflitos, nós também causamos a ele. Onde o começo? Ele ou nós? Talvez importe muito pouco. Se cada EU que compõe o mundo aprendesse a não causar, a minimizar sua parte no conflito, o mundo seria outro. Não sei o que você pensa a respeito, mas acredito firmemente nisso. Pense um pouco. Pense bastante a respeito.

Um amigo meu, psicólogo, costuma me dizer que o conflito é importante, pois uma vez resolvido, ele traz uma nova dimensão à relação entre as pessoas. Eu, cá do meu lado, como solução para a minha vida, busco, nem sempre, antecipar-me aos conflitos. Já é uma outra forma que se Freud não explica, está bem detalhado em meu mapa natal, que, aliás, explica essa mania minha de derivações.

Voltemos a seu sol. É da natureza do Touro a barganha por recompensas materiais. Os taurinos que se ligam por demais a tais recompensas transformam-se em interesseiros. Esse apego aos bens materiais pode trazer, também, uma outra característica negativa: a mesquinhez. O herói de tais taurinos é o Tio Patinhas...

Uma ressalva importante para que você não comece pensando que estou fazendo avaliações erradas. Todo signo se apresenta com características positivas e negativas, tal qual moeda com cara e coroa, que jogada, mostra uma face e esconde a outra. Isto significa que uma pessoa tem possibilidades, algumas assumidas, outras não. Algumas assumidas com maior, outras com menor intensidade. Aliás, eu não estou dizendo nada, apenas repetindo o que séculos de estudo produziram. Acrescento somente algumas considerações.

A moeda talvez não tenha sido um exemplo adequado, foi usado, apenas, como ponto de partida para um raciocínio. Afinal, não temos somente duas, mas múltiplas possibilidades, nem a coisa se passa como se, quando escolhemos as coisas positivas de um signo, abandonamos as negativas ou vice-versa. Podemos escolher algumas positivas, algumas negativas, abandonando as demais quer sejam positivas, quer sejam negativas. Ficou claro?

Essencialmente fixo e apegado (pega e não larga mais), o taurino é levado ao conservadorismo à dificuldade de aceitar mudanças.

Veja só, você me falou de seu ascendente: Aquário. Isso dá um outro colorido a esse seu Touro, ainda que Aquário também seja um signo fixo. Isso pode trazer para você uma certa ambigüidade, um certo não saber o que fazer, pois o Touro tem a necessidade da segurança, não apenas a material, física, mas a afetiva também. Enquanto que o Aquário...

Falarmos de seu ascendente, ou seja, que signo subia (ascendia) na linha do horizonte no instante em que você nascia, já mostrará uma outra faceta de sua individualidade. Ainda fica faltando muito mais. Está começando a perceber porque não somos clones?

Sabendo de si, desses caminhos que chamam você, o grande barato é aprender-se e aprender a lidar. De acordo com as escolhas, seu livre arbítrio, você poderá ser assim ou assada. Quaisquer que sejam suas potencialidades.

Bem, pincelamos um pouco, muito pouco, sobre seu sol, fizemos um chamado de atenção sobre seu ascendente. Falando mais do seu sol, falando de seu ascendente estaremos mostrando um pouco mais das possibilidades dessa pessoa: você. Podemos entreabrir ainda mais do véu sobre seu eu se tocarmos em sua Lua. Isso é só o começo, temos um mapa natal para rodar e descobrirmos mais e mais possibilidades. Sinto muito, mas, como eu já disse, as doses serão homeopáticas. Talvez isso seja bom, na medida em que você levante pequenos véus e possa ir resolvendo algumas primeiras coisas deixando outras para depois. Cuidado, nem sempre a soma das partes é igual ao todo. Muito cuidado.

Para encerrar, mais perguntas e considerações. Você já se deteve para examinar o touro? É forte, não? Já percebeu como ele se comporta? Embora herbívoro, não fica o tempo todo de pé, como o cavalo por exemplo, gosta de buscar a sombra de uma árvore, deitar e ficar com aquele olhar perdido, mascando o capim, ruminando... ruminando... ando...

Considerações de um aluno de Astrologia

Para quem deseja saber mais:
\r\n1) STEPHEN, Arroyo - Astrologia, Psicologia e os 4 Elementos. Ed. Pensamento
\r\n
\r\n*** Os navegantes do vidaleve. moradores e visitantes de Friburgo/RJ, contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br \r\n
Além da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.
\r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem