Papo Sem Fim - Resposta

Interrompo a série de observações sobre emagrecimento para dar resposta a uma pessoa amiga que me faz uma pergunta e que à dela acrescento uma outra.

O QUE AS PESSOAS QUEREM?

O QUE AS PESSOAS ESTÃO QUERENDO DO MUNDO (E ELE DELAS)?

Mais do que nunca, espera-se o SALVADOR e a benesses celestes. Antes que você possa me dizer EU NÃO, tratarei de explicar rapidinho. Droga, você foi mais rápido. Assim mesmo, vou explicar.

É muito natural, e certamente também estou nessa, que as pessoas se sintam pequenas diante do mundo.

Aqui precisaremos fazer um parêntesis para definir esse MUNDO. Ele pode ser essa coisa física mesmo, aquilo que enxergamos diretamente com os nossos olhos (ruas, paredes, chão, céu, montanhas, mar, animais, outras pessoas) e tudo aquilo que sabemos existir, mas não enxergamos comumente (as estrelas __ não aquele brilhinho que vemos à noite, mas a estrela mesmo, em sua real dimensão __ os planetas, as galáxias, vírus, fungos). Ele pode ser também aquilo que imaginamos existir: o poder das outras pessoas sobre outras pessoas e sobre nós. Pode ser, ainda, essa intrincada rede de relações entre pessoas. Ficou mais ou menos claro? Como dizia Sócrates, definir aquilo de que estamos falando é fogo! Não falamos do Sócrates do Coríntias e da Seleção Brasileira, mas daquele grego que já se foi há mais de três mil anos, um filósofo "suicidado", como que não poderia deixar de ser, por suas idéias e suas buscas, dentre outras a da verdade. A verdade costuma ser essa coisa que todos acreditamos ter e fingimos procurar, mas que apedrejamos quando se refere a nós. Bem, mas isso já é outra definição. Não sei se faz parte desse capítulo.

PEQUENO é uma categorização. É, tão somente, um dos possíveis resultados de uma comparação. Ao comparar-se qualquer coisa com outra que nos serve de padrão, obtém-se as únicas possibilidades: menor, igual, maior. Aos menores pode-se atribuir também essa característica: PEQUENO. Como tudo que se refere às percepções humanas tudo é relativizável. Assim, para alguém (1) de 1,75m de altura, uma pessoa (2) de 1,50m é um pequeno, mas esse alguém (1) poderá também assim ser chamado, PEQUENO, por quem (3)tenha 2,10m. O de 1,50m é pequeno para os dois. Entendeu?

Em julho, se nenhuma outra pergunta houver, volto ao emagrecimento.

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem