Mente e Corpo

O pensamento afeta as reações orgânicas. Sabe-se atualmente que os pensamentos e emoções afetam o equilíbrio dos hormônios no corpo humano.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas especialmente pelas glândulas de secreção interna e liberadas na corrente sangüínea. Os hormônios influenciam e controlam o funcionamento de vários órgãos do corpo humano e são normalmente produzidos e liberados em quantidades exatas para atender às necessidades do corpo em função da idade, tipo de atividade, clima etc.

Determinadas atividades mentais ou emocionais podem alterar a taxa de secreção durante um período de tensão psicofísica e, então, a quantidade reduzida ou aumentada poderá ser prejudicial ao bem-estar do indivíduo. Alguns órgãos poderão ser estimulados e sua atividade aumentada de modo a ultrapassar a sua capacidade natural, dando origem a um conseqüente colapso das funções específicas destes mesmos órgãos. Além disso, as próprias glândulas poderão perder seu perfeito controle.

As decorrências dessa mecânica psicofísica sempre foram do conhecimento dos instrutores de yoga através dos tempos. Essa é a razão porque sempre colocaram ênfase na necessidade do controle da mente e emoções e na aplicação de meio que desenvolvessem o desapego e desapaixonamento. Isto significa que é possível possuir sem que sejamos possuídos pelos objetos. Sejam eles de ordem física, emocional ou mental.

Seguem-se alguns itens que, se observados, proporcionam controle, através de centros energéticos intimamente relacionados com o sistema glandular e nervoso.
1. Procure manter o equilíbrio em tudo o que vier a realizar – evite extremos.
2. Considere a vida a partir de um ponto de vista de maior desprendimento, sem excessiva exaltação no sucesso e depressão no fracasso.
3. Pense mais nos outros do que em si – evite tornar-se causa de injúria aos outros. Procure despertar em você o sentimento de compaixão.
4. Mantenha diante de você um objetivo que esteja ao alcance de suas forças. Se o fim, para ser atingido, exigir forças que estejam além de suas possibilidades, resultarão fracasso e desânimo. A frustração é uma injúria que o indivíduo impõe sobre si mesmo.

Pense antes de agir. Um pensamento errado pode ser corrigido com maior rapidez que uma ação errada.

Assim como as pessoas se previnem contra vírus, bacilos e bactérias causadores de moléstias, também deveriam prevenir-se contra pensamentos e emoções negativas, defendendo sua saúde mental e física de sentimentos de ódio, ressentimento, medo, inveja e todas as formas de ansiedade e conflitos afins.

Leia Mais (no Vida Leve)

DAGMAR KREBS tem especialização em Yoga Clássico pelo Yoga Instituto de Bombaim (Índia), é membro fundador da Asociação Brasileira de Professores de Yoga e membro do Sindicato de Profissionais de Yoga do Estado do Rio de Janeiro - Teresópolis/RJ - (21) 2743-0625 / (21) 9924-1792 - dagkrebs@terra.com.br

Loja Leve

Hospedagem