Papo Sem Fim - Pensar (1)

Pensar é um grande barato! Pensar sobre o pensamento, a linguagem e os comportamentos mais ainda. Ter dito prazer, por exemplo, não diria tudo. "Barato" transcende ao prazer. Você concorda?

O que agora se tornou moda pelo uso do computador, o virtual, já faz parte da vida do ser humano há alguns milênios. É possível que isso nos acompanhe desde os tempos imemoriais em que nós, como espécie, aprendemos a falar.

A nossa linguagem é um conjunto de símbolos, as letras, que, ao se reunirem, criam novos símbolos, as palavras, com significado próprio e que, ao se reunirem em frases, terão seus novos significados. A maneira como nos expressamos também podem criar significados diferentes para uma mesma frase ou palavra.

Usamos toda essa simbologia, vivemos, aliás, simbólicamente sem nos darmos conta disso. Não nos apercebemos que nossa vida é muito mais virtual do que real. O momento de uma relação com o mundo, que nos faz sentir essa relação mexendo com as nossas emoções é único. No entanto, essas emoções são revividas, aumentadas, diminuídas, remoídas quando pensamos ou falamos sobre aquele momento que já não existe mais. Ter CONSciência disso é mais do que ter ciência (ter ciência = saber).

Esse tipo de pensamento, sobre o barato do pensamento, já passou por você? Que pensamentos sobre a essência de coisas, já se passou por você? Até onde você foi? Por que parou? Pense! Falaremos disso depois.

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem