Yoga e Respiração Consciente

in Wikimedia Commons (Domínio Público) Na Índia se acredita que o tempo de vida de uma pessoa é medido pelo número de respirações que ela fará. O respirar poderá se tornar um ato de prazer quando conscientemente realizado. As mulheres, de um modo geral e por vaidade, apresentam deficiência e, às vezes, fazem inversão respiratória. Retraem demasiadamente o abdômen e transferem a respiração para a parte superior do tórax. Isto diminui a capacidade de ventilação pulmonar, captação de oxigênio e do Prana, o que faz decrescer a vitalidade e o bem estar.

A inspiração deve-se iniciar com o relaxamento da musculatura abdominal. Isto permite que o diafragma desça da caixa toráxica para a cavidade abdominal. Na expiração ocorre o contrário. O resultado será uma massagem interna e profunda sobre o plexo epigástrico ou solar, cujos nervos recebem todo o impacto das emoções. Como esses nervos se conectam com os órgãos do aparelho digestivo e rins, são, geralmente, os primeiros a apresentarem problemas a partir do estresse.

A Respiração Diafragmática ou abdominal é o recurso mais simples e básico para diminuir o estresse e reeducar a respiração. O exercício poderá ser feito por 5 a 10 minutos antes das refeições ou pela manhã, ao acordar, ou, ainda, ao deitar para dormir.

Dagmar Kroebz tem especialização em Yoga Clássico pelo Yoga Instituto de Bombaim (Índia), é membro fundador da Asociação Brasileira de Professores de Yoga e membro do Sindicato de Profissionais de Yoga do Estado do Rio de Janeiro – Teresópolis/RJ – (21) 2743-0625 / (21) 9924-1792 / (21) 2742-9624.

Hospedagem